TCU informa que fiscalização do tribunal reduziu gastos com Copa — Rádio Senado

TCU informa que fiscalização do tribunal reduziu gastos com Copa

LOC: A FISCALIZAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO REDUZIU EM MAIS DE 500 MILHÕES DE REAIS OS GASTOS COM A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL. A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUE DISCUTIU A REAL SITUAÇÃO DAS OBRAS PARA O MUNDIAL.

LOC: PARLAMENTARES, AUTORIDADES E ESPECIALISTAS LAMENTARAM O AUMENTO DOS CUSTOS PREVISTOS PARA O EVENTO, QUE PODEM ULTRAPASSAR OS 30 BILHÕES DE REAIS. E LEMBRARAM QUE DIVERSAS CONSTRUÇÕES, COMO A AMPLIAÇÃO DE AEROPORTOS, NÃO DEVEM SER CONCLUÍDAS.

Téc: Três meses antes do início da Copa do Mundo, marcado para 12 de junho, os senadores da Comissão de Educação discutiram a real situação das obras do mundial de 2014. O assessor do Tribunal de Contas da União que acompanha todas as construções relacionadas à competição, Rafael Jardim, revelou que a fiscalização do TCU trouxe uma economia de mais de 500 milhões de reais aos cofres públicos.

Rafael Jardim: "Nós viabilizamos uma economia, por exemplo, no Maracanã superior a 97 milhões de reais. Em Manaus, foram 65 milhões de reais a menos fruto da Fiscalização do tribunal. Nos aeroportos, somente em Confins foram 97 milhões antes da obra começar. Esses mais de meio bilhão de reais economizados, isso sem parar nenhuma obra da Copa".

Repórter:  Durante o debate, autoridades e especialistas comentaram os possíveis legados da Copa para beneficiar a população, como o aumento do turismo, a criação de empregos e a melhoria da infraestrutura. Mas apontaram falhas no planejamento, como a construção e reforma de estradas, portos, aeroportos e da rede de telecomunicações, que estão atrasadas e não devem ficar prontas antes do mundial. O presidente da Comissão, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, elogiou a atuação do Tribunal e disse que o assunto desperta o interesse dos brasileiros.

Cyro Miranda: "É um assunto que interessa não só a esta comissão, mas a todo o povo brasileiro. Estamos já a véspera praticamente de uma dos maiores acontecimentos esportivos mundial e para o Brasil isso é muito importante".

Repórter: Já o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, afirmou que o custo total da Copa deve ultrapassar os trinta bilhões de reais, mais do que os 25 bilhões previstos atualmente pelo governo. E lamentou as denúncias de corrupção na execução das obras.

Álvaro Dias: "A conclusão é que nós estamos diante de um monumental escândalo de corrupção no Brasil. O superfaturamento histórico das obras para a Copa do Mundo. Seria a Copa da pilhagem do dinheiro público. Esta é uma conclusão fácil de se verificar na opinião pública".

Repórter: A reunião também contou com a opinião dos cidadãos interessados, que enviaram críticas e sugestões aos parlamentares e convidados da audiência pública.
11/03/2014, 01h30 - ATUALIZADO EM 11/03/2014, 01h30
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00