CAE aprova critérios para implantação de redes subterrâneas de energia — Rádio Senado

CAE aprova critérios para implantação de redes subterrâneas de energia

LOC: CIDADES COM MAIS DE TREZENTOS MIL HABITANTES DEVEM PRIORIZAR AS REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA. LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS NESTA TERÇA-FEIRA.

TÉC: A proposta, do senador licenciado Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, originalmente previa a substituição dos postes de energia por redes subterrâneas em cidades com mais de cem mil habitantes. Mas, na Comissão de Infraestrutura, recebeu uma sugestão do senador Lobão Filho, do PMDB do Maranhão, para que a medida alcançasse apenas municípios com mais de 300 mil pessoas e que o caráter obrigatório da substituição fosse retirado. A proposta acabou sendo enviada para a Comissão de Assuntos Econômicos para uma análise mais cuidadosa a respeito dos impactos do projeto de lei na conta de luz. E a relatora, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B amazonense, acabou concordando com a sugestão de Lobão Filho para retirar a obrigatoriedade da troca dos postes por fios subterrâneos.

Vanessa Grazziotin: se tira a obrigatoriedade para a prioridade. no plano de substituição de redes, a prioridade será dada às redes subterrâneas e não a obrigatoriedade. então é um conceito importante que se introduz.

Repórter: A mudança, no entanto, foi criticada pelo senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso.

Blairo Maggi: essa priorização, a lei é inócua. ninguém vai fazer absolutamente nada. na hora de se fazer as contas vai ver que será mais caro botar os cabos por debaixo da terra do que o aéreo e não vai se fazer nada. se é pra votar essa lei com a priorização, é a mesma coisa que não votar nada.

Repórter: Blairo Maggi acabou votando a favor da proposta, mas espera que, na Comissão de Infraestrutura, para onde ela foi encaminhada, os senadores consigam torná-la mais efetiva.
11/03/2014, 01h48 - ATUALIZADO EM 11/03/2014, 01h48
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00