Maria do Rosário vem ao Senado discutir guarda internacional de crianças — Rádio Senado

Maria do Rosário vem ao Senado discutir guarda internacional de crianças

LOC: A MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS MARIA DO ROSÁRIO VEM AO SENADO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA PARA DISCUTIR OS CASOS DE DISPUTA DE GUARDA INTERNACIONAL.

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA, PREVISTA PARA AS NOVE DA MANHÃ, VAI REUNIR OS SENADORES DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. OS DETALHES COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC. O drama de pais e mães brasileiros que buscam recuperar a guarda de filhos levados pelos ex-cônjuges para o exterior vai ser tema de uma audiência publica conjunta no Senado. A ministra da secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário vai participar da reunião. Ao pedir a aprovação do requerimento, o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, destacou a gravidade do tema.  

(Eduardo Suplicy) Esta comissão de direitos humanos inclusive sobre a presidência do senador Paulo Paim, teve a oportunidade de ouvir algumas mães que estavam solicitando a atenção do governo para obter a guarda de suas crianças que por vezes por desentendimento entre os pais acabam ficando em outros países e esta é uma luta muito difícil. 

(Reporter) Segundo Eduardo Suplicy, a ministra Maria do Rosário vai informar os senadores sobre os avanços e os entraves que o governo brasileiro encontra para tratar do tema junto a diversos países. Existe uma regra internacional para tratar do assunto, a convenção de Haia, mas, segundo Eduardo Suplicy, cada país oferece suporte legal diferenciado para tratar da questão. O pedido para o encontro foi feito por diversos pais e mães brasileiros que tiveram seus filhos levados para outros países, apesar de terem o direito à guarda garantido pela justiça brasileira.
10/03/2014, 01h40 - ATUALIZADO EM 10/03/2014, 01h40
Duração de áudio: 01:28
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00