Senado vai entregar diploma Mulher Cidadã a defensoras de causas femininas — Rádio Senado

Senado vai entregar diploma Mulher Cidadã a defensoras de causas femininas

LOC: O SENADO VAI ENTREGAR O DIPLOMA BERTHA LUTZ A CINCO DEFENSORAS DE CAUSAS FEMININAS. O PRÊMIO FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, LEMBRADO NO DIA OITO DE MARÇO.

LOC: PARA A SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, QUE COMANDA A PROCURADORIA DA MULHER DA CASA, A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA É SINÔNIMO DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.
 
(Repórter) Há treze anos, o Senado Federal homenageia mulheres que atuam na defesa de causas femininas e questões de gênero com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. O nome honra a principal líder na luta pelos direitos políticos das brasileiras. Bertha Lutz foi uma das responsáveis pela conquista do direito das mulheres de votarem e de serem votadas. A homenagem faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março. A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, estará presente na sessão. Ela defende maior participação das mulheres na política.
 
(Vanessa Grazziotin) Uma maior redenta da mulher na política, no parlamento, no poder, significa uma sociedade mais justa, uma sociedade mais sensível aos problemas da população, aos problemas da família, e uma sociedade melhor representada do ponto de vista da democracia. 

(Repórter) Vanessa Grazziotin lembra que a eleição de Dilma Rousseff como a primeira mulher presidente da República foi um grande avanço para o país. Mas isso não foi o suficiente para diminuir o preconceito no Parlamento, que registra menos de dez por cento de participação feminina.
 
(Vanessa Grazziotin) Apesar de ter, na Presidência, uma mulher ocupando o cargo, no Parlamento, a média de participação feminina não chega a dez por cento, o que é um dado catastrófico se comparado com dados de outras nações. Ainda, apesar do grau de escolaridade superior ao dos homens, recebemos salários menores. Então daí a necessidade de continuar na luta em defesa dos direitos das mulheres. 

(Repórter) Nesta edição, o prêmio Bertha Lutz será entregue à militante do movimento feminista e secretária da Mulher do Governo de Pernambuco, Cristina Maria Buarque; à ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Miranda Arantes; à presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia Rocha; à ex-deputada estadual da Bahia Zezé Rocha; e à presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe, Maria Lygia Maynard.
 
LOC: A SESSÃO ESPECIAL PARA ENTREGA DO DIPLOMA BERTHA LUTZ SERÁ ÀS ONZE HORAS DO DIA VINTE E CINCO DESTE MÊS.
07/03/2014, 05h31 - ATUALIZADO EM 07/03/2014, 05h31
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00