Senadores divergem sobre crescimento do PIB do Brasil — Rádio Senado

Senadores divergem sobre crescimento do PIB do Brasil

LOC: OS SENADORES DA BASE ALIADA AFIRMAM QUE CRESCIMENTO DE 2,3% DA ECONOMIA FOI O POSSÍVEL.
 
LOC: MAS A OPOSIÇÃO AVALIA QUE O RESULTADO FOI PÍFIO DIANTE DA MELHORA DO CENÁRIO INTERNACIONAL. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 2,3% no ano passado somando 4 trilhões e 840 bilhões de reais. Somente nos três últimos meses, o PIB cresceu 0,7% ante uma queda de 0,5% no terceiro trimestre. De acordo com o IBGE, a agricultura contribuiu para o bom desempenho do país com um crescimento de 7% graças à safra recorde de grãos. Mas o senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB de São Paulo lembrou que o resultado ficou abaixo do estimado pelo governo.
 
(Aloysio Nunes) É um PIB medíocre. Continuamos na rabeira do crescimento da América Latina. Para uma presidente que anunciou um pibão, o que temos é um pibinho medíocre. 

(Repórter) O senador Jorge Viana do PT do Acre avalia que o resultado poderia ser melhor se a economia mundial já tivesse se recuperado da crise financeira de 2008. Mas ponderou que em comparação ao ano de 2012, o Brasil cresceu mais do que o dobro.
 
(Jorge Viana) Mas estamos muito contentes com esse resultado. É uma demonstração de competência da equipe econômica e do governo num momento de extrema crise no mundo, de extrema dificuldade em todos os países, nós termos esse PIB, que é muito maior do que o de 2012, que foi de 1%. 

(Repórter) Apesar de considerar pequeno o crescimento da economia, o senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo ressaltou que apenas a China teve um bom desempenho de 7,7%.

(Ricardo Ferraço) É um crescimento baixo, que não satisfaz as expectativas da população brasileira. Mas é preciso que façamos essa análise entendendo o contexto global. Não tem país nenhum crescendo muito. Os países ainda estão administrando a ressaca da crise de 2008. 

(Repórter) Segundo o IBGE, o Brasil cresceu mais do que os Estados Unidos, Reino Unido, África do sul, Japão, Alemanha e Bélgica.
27/02/2014, 02h24 - ATUALIZADO EM 27/02/2014, 02h24
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00