CRA discute impacto de apagões na atividade agropecuária — Rádio Senado

CRA discute impacto de apagões na atividade agropecuária

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA O IMPACTO DOS CHAMADOS "APAGÕES" DE ENERGIA ELÉTRICA NA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA.  

LOC: PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA APONTARAM A DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA COMO O GARGALO DO SISTEMA, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: No campo, os prejuízos com os apagões vêm na forma de equipamentos queimados e queda na produção, como explicou Cristiano Palavro, representante da Confederação Nacional da Agricultura. 

Cristiano Palavro:  setor e prejuízos financeiros ao produtor rural e perda na qualidade e quantidade dos produtos agrícolas. 

Repórter: A CNA considera que linhas de transmissão velhas e subestações sem manutenção seriam as principais causas dos apagões. O Diretor de Operações da Eletronorte, Wady (Uadí) Charone Junior credita à distribuição os problemas no sistema. Ele afirmou que a Eletronorte está há dois anos sem desligamentos que levem a apagões, mas algumas regiões atendidas pela companhia chegaram a registrar mais de 150 no ano passado. 

Wady Charone Junior: Os apagões no sistema de transmissão em si não têm aumentado. O que tem acontecido são apagões ocorridos na distribuição de energia elétrica. Eu não sei me posicionar o que está levando a ter o número de apagões nas distribuidoras de energia acentuadamente. 

Repórter: Como a Agência Nacional de Energia Elétrica acabou não enviando um representante ao debate, a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho acertou uma ida à Aneel para discutir duas reivindicações apresentadas aos senadores para garantir o fornecimento de energia ao agronegócio. 

ANA AMÉLIA: Reduzir um pouco esse trato desigual das cooperativas de eletrificação rural e a questão da relação do usuário com o fornecedor de energia, que é a falta de informações de acesso que foi levantada aqui pelo Cristiano. Realmente temas, eu diria com grande grau de racionalidade e racionalização. Então sem mudanças nisso vamos continuar patinando. 

Repórter: A audiência pública também contou com a participação de representantes da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura e da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa. 
27/02/2014, 12h42 - ATUALIZADO EM 27/02/2014, 12h42
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00