Senado vai depositar em juízo parte dos salários além do teto — Rádio Senado

Senado vai depositar em juízo parte dos salários além do teto

LOC: O SENADO DECIDE DEPOSITAR EM JUÍZO VALOR A SER PAGO PARA SERVIDORES DA CASA QUE EXCEDER O TETO SALARIAL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO.  

LOC: A MESA DIRETORA DEFINIU TAMBÉM NOVAS REGRAS PARA A COMPRA DE PASSAGENS INTERNACIONAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A Mesa Diretora do Senado decidiu recorrer da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que determina o pagamento dos salários acima do teto constitucional de R$ 29,4 mil. Em setembro, o Tribunal de Contas da União notificou o Senado e a Câmara dos Deputados para não pagarem os supersalários e recolherem os valores extras de maneira retroativa. Mas alegando que os servidores não tiveram direito de defesa, o ministro do Supremo suspendeu a determinação do TCU. O vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, explicou que até uma decisão final por parte do Supremo, o Senado vai depositar em juízo o valor a mais que seria pago para cerca de 800 servidores que recebem acima do teto. 

(Romero Jucá) A decisão da Mesa é dar um prazo de cinco dias para que os servidores que estão acima do teto se manifestarem. REP: Ao comentar a liminar em favor dos servidores, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, classificou a decisão de absurda. 

(Renan Calheiros) O Brasil é um país desigual. Temos aqui no Senado terceirizados que ganham um salário mínimo. Você pagar um salário além do teto constitucional não é uma tarefa fácil. 

(Repórter) Ainda na reunião, a Mesa Diretora decidiu que as passagens aéreas internacionais usadas por senadores em missões oficiais serão compradas pelo próprio gabinete e não mais por uma agência de turismo. Segundo o primeiro secretário, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, as novas regras vão resultar em economia para os cofres públicos. 

(Flexa Ribeiro) A partir de agora, o gabinete do senador faz a coleta das companhias e define em que voo gostaria de viajar. Se o senador quiser, ele próprio pode fazer a aquisição do bilhete e pedir a restituição. 

(Repórter) A Mesa Diretora ainda prorrogou até dezembro o concurso que perderia a validade em junho.
19/02/2014, 09h48 - ATUALIZADO EM 19/02/2014, 09h48
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00