CDH vai debater legalização da maconha — Rádio Senado

CDH vai debater legalização da maconha

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO VAI DEBATER A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL. O ANTE-PROJETO FOI SUGERIDO NO PORTAL E-CIDADANIA E RECEBEU MAIS DE VINTE MIL APOIOS. 

LOC: O RELATÓRIO DA PROPOSTA SERÁ FEITO PELO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, QUE VAI APRESENTAR ARGUMENTOS A PARTIR DE PESQUISAS FEITAS COM ESPECIALISTAS E A PRÓPRIA SOCIEDADE. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O ante-projeto que regulamenta o uso recreativo, medicinal ou industrial da maconha foi apresentado pela sociedade no portal e-Cidadania. Foram mais de vinte mil apoios. A proposta prevê que seja considerado legal o cultivo caseiro e comercial da droga e o registro de clubes de cultivadores. As discussões na Comissão de Direitos Humanos ainda não começaram, mas o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, já sabe que vai ser o relator da matéria. Ele acredita que esse é um dos maiores problemas que o país enfrenta atualmente. 

(Cristovam Buarque) Esse é um tema fundamental no Brasil de hoje. Não podemos tratá-lo como problema ou assunto irrelevante. O problema das drogas é um dos maiores e mais difíceis dos problemas que o Brasil atravessa, e o mundo, até. Temos que enfrentá-lo. A gente tem que debater esse assunto da maneira mais profunda para evitar que esse problema continue saindo do controle. 

(Repórter) Mas antes que a questão seja apresentada como projeto de lei, Cristovam pediu à Consultoria Legislativa um estudo sobre a viabilidade do tema. Ele também aprofundará o assunto a partir de audiências públicas e debates, inclusive nas redes sociais, para esclarecer algumas perguntas. 

(Cristovam Buarque) Será que a população brasileira está pronta para isso? Será que isso aumenta ou não o consumo? Isso diminui a violência, ou a violência é uma questão de outras drogas? Tudo isso tem posições para um lado, posições para outro, divergências, e é hora do povo brasileiro debater o assunto. 

(Repórter) A atual legislação proíbe o uso e a comercialização da maconha no Brasil. Mais conhecida como Lei Anti-Drogas, ela prevê penas diferentes para usuários e traficantes, mas pode variar entre advertência, prestação de serviços à comunidade, comparecimento em programas educativos e reclusão de cinco a quinze anos.
18/02/2014, 05h54 - ATUALIZADO EM 18/02/2014, 05h54
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00