Senadores pedem providências a respeito do ato de racismo contra jogador Tinga — Rádio Senado

Senadores pedem providências a respeito do ato de racismo contra jogador Tinga

LOC:. OS SENADORES PEDIRAM PROVIDÊNCIAS DOS REPRESENTANTES DO FUTEBOL BRASILEIRO A RESPEITO DO ATO DE RACISMO CONTRA O JOGADOR TINGA, DO CRUZEIRO.
 
LOC: NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA ELE FOI VÍTIMA DE MANIFESTAÇÕES RACISTAS POR PARTE DOS TORCEDORES DO TIME REAL GARCILASO, DO PERU, NA ESTREIA DO CRUZEIRO NA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA. SAIBA MAIS COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(Repórter) Na estréia do Cruzeiro na Copa Libertadores da América os torcedores do time peruano Real Garcilaso, imitavam macacos toda vez que o volante Tinga tocava a bola. O senador Eduardo Suplicy do PT de São Paulo, acredita que a atitude dos torcedores durante um evento esportivo internacional precisa ser punida.
 
(Eduardo Suplicy) Racismo é crime em qualquer lugar do mundo e deve ser repudiado com veemência. vamos acompanhar as providências que serão tomadas pela confederação brasileira de futebol e pela Comenbol para coibir atos dessa natureza. não podemos permitir que demonstrações de preconceito façam parte de jogos em que equipes brasileiras participem. 

(Repórter) O senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, citou em plenário a declaração que o blogueiro negro Belchior em apoio a Tinga, na qual atribuiu a atitude da torcida do Real Garcilaso às marcas do colonialismo deixadas na mentalidade da América Latina. Paulo Paim relembrou o refrão de um samba-enredo de uma escola de samba de Porto Alegre para homenagear o jogador do Cruzeiro.

(Paulo Paim) Termino só dizendo aos familiares do Tinga e ao próprio jogador, que derramou lágrimas na TV, e eu vi: Tinga entoamos para ti o grito de uma escola de samba de Porto Alegre que dizia, "Tinga, Tinga, teu povo te ama".
 
(Repórter) Na quinta-feira a confederação brasileira de futebol publicou uma nota de solidariedade ao jogador na página da entidade na internet. diversos jogadores brasileiros também se pronunciaram contra os atos de discriminação dos torcedores peruanos.
14/02/2014, 01h40 - ATUALIZADO EM 14/02/2014, 01h40
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00