Agricultores pedem pressa na implantação do Cadastro Ambiental Rural — Rádio Senado

Agricultores pedem pressa na implantação do Cadastro Ambiental Rural

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA O CADASTRO AMBIENTAL RURAL, UM REGISTRO ESTRATÉGICO PARA O MONITORAMENTO DA COBERTURA VEGETAL NATIVA EM PROPRIEDADES RURAIS. 

LOC: SENADORES E REPRESENTANTES DE AGRICULTORES PEDIRAM PARA O GOVERNO APRESSAR A IMPLANTAÇÃO DO CADASTRO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O Cadastro Ambiental Rural servirá para determinar quem deve replantar ou quanto deve ser preservado nos imóveis rurais. Criado pelo Código Florestal, em 2012, o Cadastro ainda não está totalmente implementado. Marco Olívio de Oliveira, da Organização das Cooperativas Brasileiras, acredita que o CAR veio para facilitar a vida do produtor, que antes chegava a gastar de 12 a 15 mil reais para regularizar a situação de uma área de dez hectares. Mas por falta de normatização, lamenta Marco, o Cadastro ainda não é realidade no País. 

(MARCO) É urgente a publicação dos normativos necessários para a instauração. Esse é o único gargalo que temos agora, é o maior gargalo, depois tem outros problemas mas vai ter tempo pra resolver. 

(REPÓRTER): Gilman Viana Rodrigues, da Confederação Nacional da Agricultura, diz que precisa das instruções do governo para poder mobilizar os agricultores. Já o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, afirmou que recebeu várias queixas sobre aplicação de multas mesmo sem a definição das regras com base na nova legislação. 

(ACIR): O Ibama precisa estar ciente do que está sendo feito. Não querem saber do Car, do Código Florestal, eles vão pra cima do agricultor. Ainda multando mesmo com Código Florestal aprovado. 

(REPÓRTER): Paulo Guilherme Francisco Cabral, do Ministério do Meio Ambiente, destacou que alguns passos já foram dados, como um sistema na internet para facilitar o cadastro. 

(PAULO): Alguns estados, como eu disse, 9 estados preferiram manter seus sistemas atuais, sem problema algum, mas 18 estados preferiram aderir ao sistema que disponibilizamos. E o endereço é aquele: www.car.gov.br. 

(REPÓRTER): De acordo com o Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural é pré-condição para o ingresso nos processos de regularização ambiental e para o acesso ao crédito rural.
13/02/2014, 00h09 - ATUALIZADO EM 13/02/2014, 00h09
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00