Morte de cinegrafista provoca comoção entre senadores e imprensa — Rádio Senado

Morte de cinegrafista provoca comoção entre senadores e imprensa

LOC: A MORTE DO CINEGRAFISTA DA REDE BAND SANTIAGO ANDRADE NESSA SEGUNDA-FEIRA PROVOCOU UMA COMOÇÃO ENTRE OS SENADORES E REPRESENTANTES DA IMPRENSA.  

LOC: O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DES EMPRESAS DE RÁDIO E TV, DANIEL SLAVIERO E PARLAMENTARES DE DIVERSOS PARTIDOS, SE MANIFESTAREM EM SOLIDARIEDADE À FAMÍLIA DO CINEGRAFISTA E AO DIREITO DO TRABLAHO JORNALÍSTICO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O presidente da Abert, Daniel Slaviero, manifestou sua indignação pela morte de um profissional de imprensa na realização de seu trabalho de informar à sociedade. Ele falou durante a reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e cobrou condições de segurança para o trabalho dos profissionais: 

(Daniel Slaviero): São dois pontos: primeiro provém das empresas e veículos de comunicação oferecer todos os equipamentos, coletes, capacetes, máscaras contra gás lacrimogêneo e todos esses atributos. Mas sem dúvida nenhuma, a principal garantia terá de vir do estado brasileiro das forças policiais, que tem a obrigação constitucional de garantir a liberdade de expressão.constitucional. 

(Repórter) O assunto tomou conta também da sessão do Senado desta segunda. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, condenou a violência nas manifestações: 

(Paulo Paim) Sinceramente eu não entendo muito esta posição de certos movimentos, que vão para a linha do espancamento, do quebra-quebra, como se isso ganhasse a opinião pública. No mínimo é um ato de insanidade, de burrice e ainda tiram a vida de outros!  

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, também cobrou providências após a morte do cinegrafista Santiago Andrade: 

(Rodrigo Rollemberg) O Brasil, como país democrático, com uma constituição que assegura a plena liberdade de imprensa, cabe ao estado garantir a integridade física dos jornalistas, dos fotógrafos, dos repórteres, a sua missão garantida na Constituição.  

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, destacou o gesto da família de Santiago Andrade, que decidiu pela doar os órgãos do cinegrafista: 

(Ana Amélia) Eu queria me solidarizar com a família dele, com os colegas dele do grupo Bandeirantes e elogiar muito a atitude da família, que ao ser conhecida a morte cerebral dele, à doação dos órgãos. E também a manifestação da viúva, Arlita Andrade, ao fazer uma exortação às mães, à educação dos filhos,em relação à violência. 

(Repórter) Tanto o Conselho Nacional de Comunicação Social, quanto a ABERT elaboraram notas de protesto pela morte do cinegrafista e de solidariedade à família dele e aos profissionais de imprensa. Na nota do Conselho de Comunicação, há uma lembrança de que desde junho de 2013, quando começaram as manifestações, mais de 100 agressões foram registradas e pelo menos, três dessas contra jornalistas, sejam por manifestantes ou por forças policiais.
10/02/2014, 08h36 - ATUALIZADO EM 10/02/2014, 08h36
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00