CDR quer discutir impasse na instalação de complexo de extração de potássio — Rádio Senado

CDR quer discutir impasse na instalação de complexo de extração de potássio

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUER DISCUTIR O IMPASSE NA INSTALAÇÃO DO COMPLEXO DE EXTRAÇÃO DE POTÁSSIO, CONHECIDO COMO PROJETO CARNALITA, EM SERGIPE.

LOC: O MINÉRIO É CONSIDERADO ESSENCIAL PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA. 

TÉC: A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo quer discutir a implantação de uma fábrica para a mineração de potássio no estado de Sergipe, conhecido como Projeto Carnalita. O autor do pedido, o senador Antonio Carlos Valadares, do PSB do estado, explicou que o uso do potássio é intenso na agricultura e hoje mais de noventa por cento do produto usado no Brasil é importado do Canadá e da Rússia. 

Antonio Carlos Valadares: "A implantação dessa fábrica é de grande importância pra nossa agricultura, pra economia de divisas, pra o desenvolvimento do nosso país e a implantação de um complexo industrial que venha a favorecer nosso estado , gerando emprego e renda, sem duvida alguma colocando o estado de Sergipe na dianteira da América Latina na produção de potássio". 

Repórter: Antonio Carlos Valadares quer que o Senado ajude a resolver o impasse entre os dois municípios sergipanos onde a reserva de potássio está localizada. Por isso, quer trazer os prefeitos dos municípios de Capela e Japaratuba, o governador Jackson Barreto e o presidente da Vale do Rio Doce, Murilo Ferreira, para discutir o assunto em uma audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. A reunião, prevista para o dia 19 de fevereiro, também terá a participação de especialistas em direito tributário. A comissão ainda aprovou um requerimento da senadora Lidice da Matta, do PSB da Bahia, para uma audiência pública sobre o atraso nas obras dos aeroportos administrados pela Infraero. Para esta reunião, devem ser convidados o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. A data do encontro ainda não foi definida.
05/02/2014, 00h31 - ATUALIZADO EM 05/02/2014, 00h31
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00