Rollemberg quer debater situação da Floresta Nacional de Brasília — Rádio Senado

Rollemberg quer debater situação da Floresta Nacional de Brasília

LOC: O SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG, DO PSB DO DISTRITO FEDERAL, CONFIRMOU SUA INTENÇÃO DE FAZER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA.  

LOC: O REQUERIMENTO ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE DO SENADO, QUE OCORRERÁ NESSA 3ª FEIRA, 4 DE FEVEREIRO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Rollemberg explicou que existem assentamentos, criados pelo governo, dentro das áreas da Floresta Nacional e é necessária uma discussão com representantes dos assentados e dos governos federal e distrital. 

(Rodrigo Rollemberg) “A Floresta Nacional de Brasília foi criada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso como uma ação positiva no sentido de frear a grilagem de terras públicas no Distrito Federal e ela é composta por quatro áreas. No entanto, na sua criação, alguns equívocos foram cometidos. E há uma concordância do próprio ICMBio em relação a isso. “Existem áreas da Floresta Nacional que existe um assentamento feito pelo governo do Distrito Federal, regularmente e assentamento este se consolidou.” 

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg também mostrou sua preocupação com a transformação de áreas rurais em áreas urbanas para a construção de uma mega-cidade com impactos negativos no ambiente do cerrado. 

(Rodrigo Rollemberg) “Nós estamos acompanhando pela imprensa as informações que o governo pretende criar uma cidade de 1 milhão de habitantes e o DF tem hoje 2 milhões 800 mil habitantes. O que chama atenção é que essa cidade seria às margens da DF-40 em áreas privadas, em que alguns notórios especuladores imobiliários da cidade detêm 25 a 30 por cento dessa área.” 

(Repórter) O senador Rollemberg explicou que a especulação imobiliária e a grilagem de terras estão ameaçando as áreas verdes e o fornecimento de água do Distrito Federal.
03/02/2014, 07h21 - ATUALIZADO EM 03/02/2014, 07h21
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00