Presidente do Congresso abre ano legislativo de 2014 — Rádio Senado

Presidente do Congresso abre ano legislativo de 2014

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO, SENADOR RENAN CALHEIROS, ABRIU NESTA SEGUNDA-FEIRA O ANO LEGISLATIVO DE 2014. 

LOC: A CERIMÔNIA INCLUIU A LEITURA DAS MENSAGENS DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) Na mensagem entregue pelo ministro chefe da Casa Civil, Aloysio Mercadante, a presidente Dilma Rousseff fez um balanço de 2013 e projetou ações para seu quarto ano de mandato à frente do Executivo. Ela salientou o avanço do país em áreas como educação e saúde, por meio do acesso facilitado à universidade e o programa mais médicos, por exemplo. Também destacou a liderança brasileira em fóruns multilaterais e no uso de energias renováveis, além de registrar que o desmatamento na Amazônia no ano passado foi 79% menor que o verificado dez anos atrás. Mas os números do emprego e da infraestrutura dominaram a mensagem de Dilma Rousseff, com destaque para os leilões de energia elétrica e petróleo, de estradas e aeroportos. Já a mensagem do Poder Judiciário foi entregue pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. Num rápido resumo, ele elogiou o trabalho do Conselho Nacional de Justiça no combate à corrupção e citou os mutirões carcerários, com enfoque na solução dos casos que envolvem presos temporários. O balanço dos trabalhos também marcou o pronunciamento do presidente do Senado. Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lembrou que a maioria, 53%, das leis aprovadas pelo Legislativo em 2013 tiveram origem na Câmara ou no Senado: 

(Renan Calheiros)  Demonstrou-se que o congresso nacional é capaz de reunir maiorias para propor políticas públicas de maneira autônoma. Igualamos direitos ao aprovar a lei que estendeu aos trabalhadores e trabalhadoras domésticos direitos trabalhistas, o mesmo aconteceu com o estatuto da juventude e com o projeto que obriga a reconstituição de mama pelo Sistema Único de Saúde. 

(Repórter) A destinação de parte dos royalties do petróleo para a educação, o voto aberto, o sistema de financiamento da saúde e a aposentadoria especial da pessoa com deficiência, outros itens aprovados no ano passado, também foram citados por Renan Calheiros. Nesta terça-feira deve ocorrer uma reunião de líderes no Senado para definir as primeiras pautas de votação do plenário.
03/02/2014, 06h48 - ATUALIZADO EM 03/02/2014, 06h48
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00