Carros produzidos no Brasil devem ter Air bags e freios ABS a partir de hoje — Rádio Senado

Carros produzidos no Brasil devem ter Air bags e freios ABS a partir de hoje

LOC: TODOS OS CARROS PRODUZIDOS NO BRASIL DESDE O DIA PRIMEIRO DE JANEIRO SÃO OBRIGADOS A TER FREIOS ABS E AIR BAG.  

LOC: A SEGURANÇA DOS CARROS BRASILEIROS FOI TEMA DE DISCUSSÃO NO SENADO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: A obrigatoriedade dos air bags e freios abs como itens de fábrica foi tema de projetos e discussões no Senado. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, foi autor de um projeto pedindo que todos os veículos brasileiros saíssem de fábrica com itens de segurança. 

(CYRO MIRANDA) Na Europa e nos EUA já não existem mais carros sem freio ABS. então não há porque aqui no Brasil não ter essa obrigatoriedade também, já que se trata de segurança, já ficou comprovado que a eficiência dele é quase que de 100% dentro dos limites estabelecidos de velocidade. E o outro não, o outro não tem essa segurança, o outro você tem um delta, porque tem um sistema de frenagem menor. Então nós estamos procurando com isso tornar obrigatório os veículos automotores, inclusive motocicleta, também hoje já tem ABS.

(REPÓRTER) Segundo a indústria, a inclusão do freio abs e do airbag nos veículos que não incluíam os itens vai aumentar o custo dos carros novos em até mil e quinhentos reais. Em dezembro o ministro da economia Guido Mantega cogitou adiar o inicio da exigência para evitar um impacto na inflação, mas voltou atrás. A decisão foi considerada acertada pela senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do sul. 

(Ana Amélia) Um país com dimensão do Brasil, sétima fabricante mundial de automóveis, precisa se preocupar prioritariamente, com a segurança dos veículos. É inaceitável que continuamos pagando um alto preço, inclusive com a própria vida, pela falta de medidas relacionadas ao setor automotivo, seja na rastreabilidade das autopeças, seja na própria segurança e dos seus equipamentos.

(REPÓRTER) O ABS é um sistema de segurança que impede o bloqueio das rodas durante uma frenagem de emergência, evitando que o motorista perca o controle sobre o veículo. Já o air bag é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança. Ele consiste de uma bolsa de ar que é inflada em caso de colisão, e suaviza o impacto da batida sobre os ocupantes do veículo. Desde a publicação da decisão do CONTRAN em 2009, a implantação do air bag e freios abs de série era feita de forma gradual pela industria automobilística.
02/01/2014, 01h27 - ATUALIZADO EM 02/01/2014, 01h27
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00