Senado vai instalar CPI para investigar denúncias de irregularidades no setor — Rádio Senado

Senado vai instalar CPI para investigar denúncias de irregularidades no setor

O SENADO VAI CRIAR UMA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NO TRANSPORTE PÚBLICO.  

O REQUERIMENTO, DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, JÁ FOI LIDO NO PLENÁRIO E OBTEVE 28 ASSINATURAS – UMA A MAIS DO QUE O MÍNIMO NECESSÁRIO. A REPORTAGEM É DE NILO BAIRROS:

(Repórter) A iniciativa partiu do senador Roberto Requião, do PMDB paranaense, que alcançou 40 assinaturas, 13 a mais que o necessário. Com a leitura em plenário, agora só falta instalar a CPI. De acordo com o requerimento, a comissão deve investigar supostas ilegalidades em licitações, a condução dos processos de concessão, a suspeita de pagamento irregular de subsídios às empresas e as planilhas de custos apresentadas para justificar o preço das tarifas. O senador desconfia que exista uma rede de advogados que atuaria para manipular licitações e colheu várias outras denúncias, inclusive de empresários do setor. Roberto Requião defendeu que a CPI seja feita sem a busca pelos holofotes e afirmou que ela poderá trazer respostas às manifestações populares
 
(Roberto Requião) A ideia é verificar o que ocorre no Brasil inteiro, as distorções, e, ao fim, colocar uma proposta de reorganização do transporte público no país que satisfaça às reivindicações dos usuários que gritam pelas ruas e que dê ao governo a oportunidade de fazer a reforma pedida. Enfim, é para ajudar. 

(Repórter) Os principais alvos da CPI serão as regiões metropolitanas e as localidades com mais de 200 mil habitantes. Ela será composta por 13 senadores titulares e sete suplentes e terá seis meses para apresentar suas conclusões. A data de instalação ainda não foi anunciada.
12/12/2013, 04h39 - ATUALIZADO EM 12/12/2013, 04h39
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00