Aprovado empréstimos externos para quatro estados e para cidade do RJ — Rádio Senado

Aprovado empréstimos externos para quatro estados e para cidade do RJ

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS EXTERNOS PARA QUATRO ESTADOS E PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 

LOC: OS CRÉDITOS, DO BANCO MUNDIAL E DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO, SOMAM 1 BILHÃO E DUZENTOS MILHÕES DE DÓLARES, OU QUASE TRÊS BILHÕES DE REAIS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) Os senadores aprovaram autorização para cinco empréstimos internacionais. Dois para o Ceará; um para Sergipe e Pernambuco e outro para a cidade do Rio de janeiro. Os dois empréstimos para o Ceará, com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, somam 750 milhões de dólares. Parte do dinheiro deve ser aplicada na construção de estradas para integrar as regiões produtoras aos mercados consumidores, além de facilitar o acesso aos portos e aeroportos. Foi o que explicou o senador Inácio Arruda, do PCdoB cearense: 

(Inácio Arruda) trata da estruturação da malha viária nos principais corredores de escoamento de produção no estado do Ceará, é importantíssimo para nossa região, liga o conjunto de modais de transporte no nosso estado.  

(Repórter) O empréstimo de 16 milhões de dólares do Banco Mundial vai financiar o projeto "Rio de Excelência", da prefeitura do Rio de Janeiro. E o empréstimo do BID para Pernambuco, no valor de até 400 milhões de dólares, destina-se ao financiamento parcial do Proconfis, programa de consolidação do equilíbrio fiscal para o desenvolvimento econômico e social do estado. O objetivo é aprovar programas de reformas visando um nível sustentável de investimentos e uma gestão para o desenvolvimento. O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, destacou que o estado tem um endividamento relativo baixo, com um limite que não ultrapassa 50% da receita corrente líquida 

(Armando Monteiro) vamos ter um custo equivalente a algo como 7 a 8 por cento apenas do serviço, de comprometimento da receita. é uma operação que atende fundamentalmente aos interesses de Pernambuco. 

(Repórter) Outro empréstimo aprovado pelo plenário, do BID para Sergipe, no valor de 60 milhões de dólares, busca aprimorar a indústria do turismo no estado.
11/12/2013, 06h07 - ATUALIZADO EM 11/12/2013, 06h07
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00