Senado aprova empréstimos de cerca de R$ 475 milhões para o Acre — Rádio Senado

Senado aprova empréstimos de cerca de R$ 475 milhões para o Acre

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA UM EMPRÉSTIMO DE APROXIMADAMENTE 475 MILHÕES DE REAIS PARA O ACRE.  

LOC: O DINHEIRO DEVE SER USADO PARA FINANCIAR DIVERSAS POLÍTICAS EM ANDAMENTO NO ESTADO. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) Os senadores aprovaram um empréstimo para o Acre junto ao Banco Mundial no valor de 250 milhões de dólares, cerca de 475 milhões de reais na cotação atual. Os recursos serão usados para financiar várias políticas previstas no Programa de Desenvolvimento Sustentável, como por exemplo, a conservação da floresta e a geração de novos empregos. O pedido encaminhado pela presidente Dilma Rousseff foi relatado pelo senador José Pimentel, do PT do Ceará, que apoiou a iniciativa. E o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, agradeceu o empenho dos parlamentares na aprovação da matéria. 

(Aníbal Diniz) É uma prova inequívoca de que o Acre tem cumprido com sua tarefa, com seu dever de casa no sentido de manter o equilíbrio fiscal. E fica a contribuição do Senado ao estado do Acre, que é um estado pobre, é um estado dependente dos recursos da União, dependente dessas operações financeiras, para promover o seu processo de desenvolvimento econômico e sustentável. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, afirmou que o empréstimo é importante para garantir o desenvolvimento e beneficiar a população do Acre. 

(Vanessa Grazziotin) A gente sabe das dificuldade que o Acre enfrenta, eles não tem a zona franca, apesar de apoiarem sempre o modelo zona franca de Manaus, e vem buscando de forma alternativa o caminho do desenvolvimento. Mas o Acre merece e o povo será beneficiado com isso sem dúvida nenhuma. 

(Repórter) O Banco Mundial deve repassar o dinheiro em até dois anos e não vai exigir contrapartida financeira do Estado.
04/12/2013, 04h58 - ATUALIZADO EM 04/12/2013, 04h58
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00