Veículos que transportam cargas perigosas poderão ser rastreados por satélite — Rádio Senado

Veículos que transportam cargas perigosas poderão ser rastreados por satélite

LOC: OS VEÍCULOS QUE TRANSPORTAM CARGAS PERIGOSAS, COMO MATERIAL RADIOATIVO OU EXPLOSIVOS, PODERÃO SER RASTREADOS POR SATÉLITE.  

LOC: É O QUE DETERMINA A PROPOSTA DA SENADORA VANESSA GRAZIOTTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REPÓRTER VALÉRIA RIBEIRO. 

TÉC: Para a senadora Vanessa Grazziontin, a utilização de sistema de rastreamento por satélite vai permitir a localização imediata dos veículos com materiais perigosos e evitar maiores desastres. Ela também considera que os gastos que as transportadoras vão ter para implantar os rastreadores nos caminhões serão menores do que as perdas e custos decorrentes de acidentes. O senador Oswaldo Sobrinho, do PTB do Mato Grosso, defendeu o uso da tecnologia 

(Sobrinho) De fato, ao impor a adoção de tecnologia já disponível, que permite a localização permanente de veículos utilizados para o transporte de cargas perigosas, a lei proposta irá possibilitar aos órgãos encarregados da defesa civil condições para adotar as necessárias medidas preventivas. Dessa forma, serão reduzidos os riscos de acidentes bem como os custos humanos, econômicos e ambientais deles decorrentes. 

(Repórter) A proposta vai ser analisada agora pela Comissão de Infraestrutura. E os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia também aprovaram o projeto do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que autoriza o plantio de cana-de-açúcar em áreas degradadas ou de pastagem, situadas na Amazônia Legal. A ideia é promover a cadeia econômica que envolve a cana-de-açúcar, principalmente a produção de biocombustível para o abastecimento nacional e internacional. Além disso, o projeto prevê a preservação ambiental e o desenvolvimento das regiões onde serão feitas as plantações. O relator, senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, acatou a sugestão apresentada em plenário que estabelece que somente as áreas indicadas pelo órgão ambiental estadual até o dia 30 de janeiro de 2010 podem receber as plantações. A proposta deve passar pela Comissão de Assuntos Econômicos antes de seguir para a Câmara do Deputados. A CCT ainda aprovou 62 projetos que concedem ou renovam autorizações para o funcionamento de emissoras de rádio e televisão em todo o país.
03/12/2013, 11h51 - ATUALIZADO EM 03/12/2013, 11h51
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00