Senadores defendem convocação de candidatos aprovados — Rádio Senado

Senadores defendem convocação de candidatos aprovados

LOC: SENADORES DEFENDEM A CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO. 

LOC: A MESA DIRETORA REMANEJOU A VERBA DESTE ANO PARA O ORÇAMENTO DE 2014. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Diversos senadores subiram à tribuna nesta sexta-feira para pedir à direção da Casa que convoque os candidatos aprovados no último concurso de 2011. A Mesa Diretora do Senado decidiu remanejar para o orçamento da Casa de 2014 a verba deste ano destinada à contratação de 290 novos servidores. O primeiro-secretário, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, esclareceu, no entanto, que a convocação desses candidatos e de outros 150 prevista para o ano que vem só vai ocorrer se houver necessidade com a aposentadoria dos servidores do atual quadro. (Flexa) As vagas, que estavam no orçamento deste ano para que não fossem perdidas, foi feita uma emenda à LDO transferindo para o ano que vem. Em 2014, vamos fazer um chamamento na medida da necessidade da parte administrativa do Senado. 

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, vai se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, para tratar das convocações. 

(Rodrigo Rollemberg) Inclusive tratarei pessoalmente com o Presidente Renan da importância de o Senado contratar esses 294 aprovados ainda este ano. Porque, se fizer isso este ano, vai contribuir para melhorar os serviços de diversas áreas do Senado que estão precisando desses concursados. 

(Repórter) O senador Gim, do PTB do Distrito Federal, afirmou que pedirá a prorrogação da validade do concurso. 

(Gim) Acho mais do que justo que se prorrogue por 6 meses esse concurso, porque é um dos concursos mais difíceis do Brasil. Esses futuros servidores do Senado fizeram o concurso e por causa das contingências deste ano não foram chamados. REP: Segundo a legislação vigente, no entanto, as contratações de servidores públicos em ano de eleição só podem ocorrem até julho, três meses antes do pleito.
29/11/2013, 06h39 - ATUALIZADO EM 29/11/2013, 06h39
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00