CDH faz balanço positivo dos 25 anos da Fundação Palmares e 10 da Seppir — Rádio Senado

CDH faz balanço positivo dos 25 anos da Fundação Palmares e 10 da Seppir

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS FAZ UM BALANÇO POSITIVO DOS 25 ANOS DA "FUNDAÇÃO PALMARES" E DOS 10 ANOS DA "SEPPIR", A SECRETARIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. 

LOC: AS MINISTRAS DA CULTURA, MARTA SUPLICY E DA “SEPPIR”, LUIZA BAIRROS, PARTICIPARAM. MARTA ANUNCIOU A CRIAÇÃO DE UM NOVO MUSEU VOLTADO PARA A CULTURA NEGRA EM BRASILIA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A "Fundação Palmares" foi criada em 1988 durante a gestão de José Sarney na presidência da República, atendendo a uma reivindicação histórica do movimento negro. E a Comissão de Direitos Humanos do Senado realizou com representantes da sociedade e do Governo um balanço sobre os 25 anos da Fundação, assim como dos 10 anos da SEPPIR, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. A sessão foi presidida pelo senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, que falou sobre a importância da atuação da “Fundação Palmares” nestes 25 anos. 

(PAULO PAIM): Na valorização, preservação e difusão da cultura negra. Para cumprir tão importante missão desenvolve ações que vão desde a certificação das áreas quilombolas, até a preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, material e imaterial. Cuidando ainda da divulgação deste mesmo patrimônio no Brasil e no exterior. 

(REPÓRTER): As ministras Luiza Bairros, da SEPPIR e Marta Suplicy, da Cultura, participaram. Foi destacada a atuação da SEPPIR na definição das políticas de cotas voltadas para negros, inclusive no serviço público, uma proposta da presidente Dilma ainda em análise pela Câmara, assim como na aprovação do "Estatuto da Igualdade Racial". Bairros defendeu também que as Universidades consolidem cotas para negros nos cursos de pós-graduação e em Bolsas para estudantes no exterior. Já Marta Suplicy, que é senadora licenciada, anunciou que o Ministério começará a construção em Brasília até o final de 2014 de um Museu voltado para o resgate da contribuição dos negros na formação histórica do Brasil, em que serão destacados fatos por enquanto pouco divulgados e conhecidos nos campos da ciência e da cultura.
25/11/2013, 11h59 - ATUALIZADO EM 25/11/2013, 11h59
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00