Assassinato de John F. Kennedy completa 50 anos nesta sexta-feira — Rádio Senado

Assassinato de John F. Kennedy completa 50 anos nesta sexta-feira

LOC: O ASSASSINATO DO PRESIDENTE AMERICANO JOHN KENNEDY COMPLETA 50 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA. 

LOC: ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO À ÉPOCA, O SENADOR EDUARDO SUPLICY CONTOU QUE A NOTÍCIA DA MORTE DE KENNEDY PROVOCOU CONSTERNAÇÃO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: 22 de novembro de 1963: o trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, estava em Dallas, no Texas... 

(BOB LODGE) The president of the United States was shot down by assassin, in downtown Dallas, Texas. President Kennedy was rush to hospital of Dallas and have blooded. And John Fitzgerald Kennedy, in his third year in office, died today. 

(REPÓRTER) John Fitzgerald Kennedy, em seu terceiro ano de mandato, morreu hoje, anunciou Bob Lodge, âncora da emissora de rádio "Voz da América". Dois tiros atingiram o presidente quando ele desfilava em carro aberto pelas ruas de Dallas, e o ex-fuzileiro naval Lee Oswald foi apontado como o autor dos disparos. Em novembro de 63, o senador Eduardo Suplicy, do PT paulista, tinha 22 anos e era estudante da Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Ele conta como reagiu ao saber do assassinato de Kennedy naquela tarde de sexta-feira. 

(SUPLICY) Fiquei chocado com a notícia. Eu me lembro de tê-la comentado com o meu pai, Paulo Cochrane Suplicy, também com todos os meus professores. Todos ficamos chocados e consternados com aquele triste notícia. 

(REPÓRTER) Sucessor de John Kennedy, o presidente Lyndon Johnson criou uma comissão para investigar o assassinato, e a conclusão foi de que Lee Oswald agiu sozinho. Mas uma pesquisa divulgada recentemente revelou que 70 por cento dos americanos acreditam que John Kennedy foi vítima de uma conspiração, e entre os suspeitos estão a Agência de Inteligência Americana, CIA, a Máfia, Cuba e a União Soviética, que rivalizava com os Estados Unidos na Guerra Fria dos anos 60.
22/11/2013, 09h23 - ATUALIZADO EM 22/11/2013, 09h23
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00