Projeto cria regras para fechamento das escolas rurais, indígenas e quilombolas — Rádio Senado

Projeto cria regras para fechamento das escolas rurais, indígenas e quilombolas

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVA PROJETO QUE CRIA REGRAS PARA O FECHAMENTO DAS ESCOLAS RURAIS, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS.
 
LOC: MAIS DE 13.000 DESTAS ESCOLAS FORAM FECHADAS NOS ÚLTIMOS ANOS. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Este projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, é de iniciativa da Presidência da República, e passa a exigir que uma escola rural, indígena ou quilombola, para ser fechada, deverá conter um estudo do impacto social da medida e uma consulta às populações diretamente atingidas, nos relatórios das respectivas Secretarias de Educação. Isto porque o Ministério da Educação está preocupado com o fato de que mais de 13.000 destas escolas foram fechadas nos últimos anos, como deixou claro a relatora do projeto na Comissão, a senadora Ana Rita do PT do Espírito Santo, também presidente do colegiado.
 
(Ana Rita)  O ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante, relata que nos últimos 5 anos foram fechadas mais de 13.000 escolas do campo. Resultando em muitos casos em transtorno para a população rural que deixa de ser atendida, ou passa a demandar serviço de transporte escolar.

(Repórter) O projeto vai ser analisado agora pela Comissão de Educação, e se for aprovado lá também sem qualquer mudança, poderá seguir diretamente para a sanção da presidente Dilma Roussef.
20/11/2013, 01h07 - ATUALIZADO EM 20/11/2013, 01h07
Duração de áudio: 01:10
Ao vivo
00:0000:00