Comissão debate soluções para o problema da seca no semiárido — Rádio Senado

Comissão debate soluções para o problema da seca no semiárido

LOC: SENADORES E REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DA SECA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 

LOC: A REUNIÃO ACONTECEU NESTA QUINTA-FEIRA, NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.

(Repórter) Em busca de políticas que minimizem os efeitos da estiagem no semiárido nordestino, senadores, especialistas e representantes de órgãos ambientais se reuniram em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado para cobrar do Estado medidas estruturais para o problema. Para a representante do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Raquel Pontes, a adoção de hábitos alternativos com a ajuda da tecnologia possibilita a produção no semiárido brasileiro até mesmo nos períodos de seca. 

(Raquel Pontes) A tecnologia precisa avançar não só na área de pesquisa, mas precisamos trabalhar reuso de água para fins agrícolas. A dessalinização de água do mar, o mundo inteiro já faz isso. As energias renováveis, eólica, solar, usina de ondas, todas essas usinas precisam ser utilizadas mais fortemente na região. 

(Repórter) Outros projetos também foram apresentados, como a utilização de água da chuva para irrigação e o incentivo a métodos produtivos por enxerto. Os senadores Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, e Lídice da Mata, do PSB da Bahia, além de representantes de diversos órgãos ambientais, também participaram da reunião. Outra audiência deve acontecer na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, com o objetivo de encontrar soluções para o problema da região.
20/11/2013, 07h32
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00