Renan confirma votação da PEC do Voto Aberto para esta terça-feira — Rádio Senado

Renan confirma votação da PEC do Voto Aberto para esta terça-feira

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, PARTICIPOU, AGORA HÁ POUCO, DA COMEMORAÇÃO AO DIA DA BANDEIRA, EM FRENTE AO PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: DEPOIS DA CERIMÔNIA, RENAN CONFIRMOU AOS JORNALISTAS QUE A CHAMADA "PEC DO VOTO ABERTO" VAI SER ANALISADA EM SEGUNDO TURNO NA SESSÃO DE HOJE DO SENADO. A REPORTAGEM DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Esplanada dos Ministérios com céu azul, a cor do círculo da bandeira nacional. Esse foi o palco da comemoração ao Dia da Bandeira, em frente ao Palácio do Congresso Nacional. A solenidade, que teve o Hino Nacional executado pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial e uma apresentação do pelotão de motociclistas do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, foi acompanhada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, e pelo primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas, do PT do Paraná. Após a cerimônia, o senador Renan Calheiros concedeu uma entrevista aos jornalistas para falar sobre a proposta de emenda constitucional que estabelece o voto aberto em todas as deliberações do Poder Legislativo. Aprovada em primeiro turno na semana passada, a chamada "PEC do Voto Aberto" é o terceiro item da pauta e deve passar pela segunda e última votação na sessão marcada para a tarde de hoje, garantiu Renan. 

(RENAN) Nós vamos rapidamente votar os dois primeiros itens de modo a concluir esse processo de deliberação. [Repórter: "Dá tempo, com a sessão do Congresso, de votar?"] Vai dar tempo, sim! A sessão do Congresso começará apenas às 19 e 30. Antes, nós vamos ter a posse também do presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Tá tudo bem. 

(REPÓRTER) Renan Calheiros disse que, antes do texto principal da proposta, o Plenário deve votar os destaques, que são sugestões de mudanças apresentadas pelos senadores. Um deles estabelece o voto aberto nas sessões para decidir pela perda de mandato de parlamentares, mantendo o sigilo do voto em situações como escolha de autoridades e análise de vetos presidenciais.
19/11/2013, 00h21 - ATUALIZADO EM 19/11/2013, 00h21
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00