Comissão aprova aumento do efetivo do exército em tempos de paz — Rádio Senado

Comissão aprova aumento do efetivo do exército em tempos de paz

LOC: COMISSÃO APROVA TRÊS ACORDOS INTERNACIONAIS E O AUMENTO DO EFETIVO DO EXÉRCITO EM TEMPOS DE PAZ. 

LOC: ISENÇÃO DE VISTOS E REFORÇO DA DEFESA ESTÃO ENTRE AS PROPOSTAS APROVADAS, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) os brasileiros que trabalham no Canadá e os canadenses que trabalham aqui vão contar com a proteção da Previdência Social local. O acordo internacional, assinado em 2011, foi confirmado pela Comissão de Relações Exteriores e pode ser aprovado em definitivo em plenário nos próximos dias. Caso isso aconteça, cerca de 30 mil brasileiros que residem no Canadá passam a ser beneficiados, inclusive com a contagem do tempo de contribuição para a aposentadoria em qualquer dos dois países. Outro acordo, esse assinado em 2010, promove a cooperação entre Brasil e Polônia na área de Defesa. O objetivo é trocar experiências em operações de paz, por exemplo, e compartilhar conhecimentos tecnológicos. Para a relatora da matéria, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, o acordo é uma aproximação estratégica: 

(Ana Amélia)  A iniciativa dos dois países em cooperar certamente beneficiará as populações e os interesses nacionais dos dois países. Registre-se ainda que contribui sobremaneira para a aproximação de duas alentadas economias e duas potenciais regionais, o Brasil e a Polônia. 

(Repórter) Outro acordo, assinado há dois anos, vai permitir a simplificação das viagens entre Brasil e Cingapura. Ele isenta cidadãos do Brasil e de Cingapura de apresentarem visto para entrada no outro país. O texto vale para viagens de negócio e turismo, desde que a estada seja de até 30 dias a cada viagem e no máximo 180 dias no período de um ano. A Comissão ainda aprovou projeto que permite o aumento do efetivo do Exército brasileiro em tempos de paz. O efetivo, que é o mesmo desde 1983, deve agora passar de 25 mil para 40 mil oficiais, e de 59 mil para 75 mil subtenentes e sargentos.
19/11/2013, 04h38 - ATUALIZADO EM 19/11/2013, 04h38
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00