Peritos estrangeiros e da PF analisarão restos mortais do ex-presidente João Goulart — Rádio Senado

Peritos estrangeiros e da PF analisarão restos mortais do ex-presidente João Goulart

LOC: OS PERITOS DA POLÍCIA FEDERAL E ESTRANGEIROS VÃO ANALISAR EM BRASÍLIA OS RESTOS MORTAIS DO EX-PRESIDENTE JOÃO GOULART. 

LOC: NESTA QUINTA-FEIRA, OS SENADORES ACOMPANHARAM AS HOMENAGENS FEITAS A JANGO NA CHEGADA EM BRASÍLIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Os restos mortais do ex-presidente da República João Goulart foram recebidos em Brasília com honras de chefe de estado. Os familiares, a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, além de parlamentares e acompanharam as homenagens. Os restos mortais foram levados para o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Os peritos farão a retirada de amostras para analisar se Jango foi vítima de envenenamento, como suspeita a família, ou se faleceu de um enfarte. Segundo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, ainda não há uma data para a apresentação do laudo. 

(Maria do Rosário) Entramos nessa nova fase. No dia 5 ou 6, devolveremos os restos mortais do presidente Goulart para a cidade de São Borja. Esta etapa para retirada das amostras ficará concluída. E aí partiremos para uma nova etapa, que é a análise das amostras. Agora o tempo necessário só os peritos podem dizer. 

(Repórter) O filho de Jango, João Vicente Goulart, afirmou que as investigações sobre a morte do pai estão longe de serem concluídas. 

(João Vicente Goulart) A exumação não é o fim de todo esse processo. Solicitamos ao Ministério Público Federal outros documentos, outras oitivas. Existem agentes americanos envolvidos na Operação Condor que não foram ouvidos ainda. Precisamos também pedir a liberação de outros documentos. 

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá ressaltou a importância histórica da exumação de Jango. 

(Randolfe Rodrigues) O que está sendo exumado não é somente o presidente Goulart. O que está sendo exumado são as entranhas de um período da história brasileira que não pode ocorrer mais. Está sendo reabilitado o presidente João Goulart e o que ele representou. 

(Repórter) Na próxima semana, o Congresso Nacional deve aprovar um projeto que anula a sessão de 1964 que destituiu Jango da Presidência da República.
14/11/2013, 07h03 - ATUALIZADO EM 14/11/2013, 07h03
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00