Comissão debate abertura de portos para iniciativa privada — Rádio Senado

Comissão debate abertura de portos para iniciativa privada

LOC: A ABERTURA DOS PORTOS PARA A INICIATIVA PRIVADA TEM UM POTENCIAL POSITIVO PARA O PAÍS, MAS PRECISA SER FEITA DE FORMA MAIS DINÂMICA.  

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU A NOVA "LEI DOS PORTOS" NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: A audiência reuniu os diretores da Secretaria Nacional dos Portos, da Agência Nacional de Transportes Aquaviarios e administradores dos principais terminais do país. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle, Blairo Maggi do PR de Mato Grosso, elogiou a nova Lei dos Portos, aprovada pelo Congresso Nacional a partir de uma Medida Provisória encaminhada pelo governo. Mas mostrou apreensão, pois a abertura prevista para a iniciativa privada ainda não estaria ocorrendo na velocidade desejada, o que na opinião dele pode trazer sérios prejuízos para a economia nacional. 

(BLAIRO MAGGI): Já se passaram 5 meses desde a promulgação, mas sua implantação não vem ocorrendo dentro do esperado. O Brasil em breve terá um novo recorde da safra de grãos, uma colheita com cerca de 200 milhões de toneladas, só que a comercialização desta safra ainda irá esbarrar na falta da infra-estrutura. A nova Lei quando de fato implantada irá incrementar a eficiência setorial. 

(REP): 90% da produção nacional voltada para a exportação escoa pelo setor portuário. O senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná, chamou a atenção para o prejuízo que o país sofre por causa do atraso neste e em outros setores da infra-estrutura. 

(SERGIO SOUZA): Uma pesquisa de uma revista de circulação nacional deu conta de que o Brasil perdeu 180 bilhões no ano de 2012 pelo déficit de armazenagem e a ineficiência dos modais só no escoamento da safra. Esta iniciativa do Governo Federal de tomar pra si a responsabilidade da abertura dos portos brasileiros, isso vai dar um novo diferencial ao Brasil a curto e médio prazo, não é nem a longo prazo. 

(REP): O diretor da Antaq, Mario Povoa, garantiu que as Licitações de portos para a iniciativa privada começam entre dezembro e janeiro, e outros investimentos também virão a partir da autorização de novos TUPs, os Terminais de Uso Privado.
12/11/2013, 00h24 - ATUALIZADO EM 12/11/2013, 00h24
Duração de áudio: 02:00
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00