CAS debate importação e fiscalização de suplementos alimentares — Rádio Senado

CAS debate importação e fiscalização de suplementos alimentares

LOC: É PRECISO CONSOLIDAR AS REGRAS PARA PRODUÇÃO, IMPORTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES. 

LOC: FOI O QUE DEFENDERAM AUTORIDADES, REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA E DA ANVISA, DURANTE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO, NESTA TERÇA-FEIRA, PARA DISCUTIR A FALSIFICAÇÃO DESSES PRODUTOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Depois de reclamações seguidas de consumidores e de atletas que patrocina sobre algumas marcas de suplementos alimentares, o comerciante Félix Bonfim resolveu mandar testar os produtos em um laboratório independente. O resultado revelou diferenças gritantes entre o que era informado na embalagem e o que era de fato vendido. Ele disse que contatou as empresas para que corrigissem os erros, e a resposta foram tentativas de suborno e, depois, ameaças. 

(Félix Bonfim) Chegaram ao ponto, de quando eu não sucumbi a essa tentativa de suborno, de ameaçar a minha vida e ameaçar a minha própria família. Eu tenho provas, foi registrado boletim de ocorrência. E foi onde eu comecei a ficar realmente preocupado com o mercado, porque eu percebi que eu não estava só tratando com empresários, eu estava tratando com uma quadrilha, com bandidos. 

(Repórter) A fiscalização desse tipo de produto é muito difícil, de acordo com o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária,, Jaime César Oliveira. Isso porque há cinco categorias de suplementos, cada uma com uma regulamentação. Além disso, muitos produtos não autorizados chegam em pedidos pelo correio, vindos de empresas internacionais, ou são trazidos pelas pessoas em viagens como produtos para consumo pessoal. O representante da Associação de Fabricantes de Suplementos, Synésio Batista, explicou que a própria indústria vem testando os produtos, advertindo eventuais irregularidades e punindo quem não corrige os erros. 

(Synésio Batista da Costa) Quando algumas denúncias surgiram no mercado, dois associados nossos à época foram alcançados por elas. E nós expulsamos aquelas duas empresas. Porque é naquilo que a gente acredita, que se da fabricação nacional, da importação os produtos já são certificados pelo Inmetro com o selo do Inmetro, o mercado começa a ter mais segurança. 

(Repórter) O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, que pediu o debate, disse que vai trabalhar pra trazer a discussão sobre essa regulamentação para o Senado. 

(Cícero Lucena) Pra mim aqui ficou muito claro a necessidade de se buscar através do Senado, que representa o povo, que defende o consumidor, se preocupa com a saúde pública, da gente encontrar a forma de regulamentação pela Anvisa, do combate à falsificação dos produtos, do combate à importação de produtos não autorizados de consumo no Brasil. 

(Repórter) O representante da Anvisa disse ainda que muitos casos não configuram risco à saúde, mas informação enganosa. E que, assim, as entidades de defesa do consumidor também deveriam auxiliar na fiscalização.
12/11/2013, 01h11 - ATUALIZADO EM 12/11/2013, 01h11
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00