Plenário vai votar projeto sobre instalação de medidores de energia no campo — Rádio Senado

Plenário vai votar projeto sobre instalação de medidores de energia no campo

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR PROPOSTA QUE OBRIGA AS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA A INSTALAR, SEM COBRANÇA ADICIONAL, RELÓGIOS DE DUPLA TARIFAÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS. OS DETALHES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: Segundo resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, os custos para a instalação dos equipamentos de medição do consumo de energia cabem aos próprios agricultores e produtores de peixe que quiserem se beneficiar de descontos especiais nas tarifas. O projeto susta a aplicação de artigo da resolução para que os custos sejam da concessionária de energia. A relatora do projeto, senadora Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins, apresentou uma emenda para deixar claro que as concessionárias de energia elétrica é que devem instalar os relógios de dupla tarifação sem gastos para o consumidor rural. Na opinião da senadora, a Aneel não tem o direito de prejudicar os produtores rurais por meio de uma resolução.

(KATIA) que possamos dar a oportunidade aos pequenos produtores também de produzirem mais no mesmo espaço de chão e fazer a concessionária cumprir sua obrigação legal, que instale o medidor para os produtores rurais, irrigantes e aqüícolas, como manda o figurino da lei. 

(REPÓRTER) O autor do projeto, senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, destacou que a Aneel está legislando acima da lei, que exige a instalação do relógio medidor pela empresa de energia 

(MALTA) essas concessionárias, são feito o come-come, aquele brinquedo, come-come-come-come e não divide nada com ninguém. Já faturaram tanto que chegou a hora de devolver isso para o agricultor...a Aneel fez uma resolução passando por cima do que nós votamos aqui, desde quando agencia pode atropelar aquilo que é votado no parlamento...nós tomamos a atitude de beneficiar os agricultores do Brasil. 

(REPÓRTER) Magno Malta disse que só no Espirito Santo, há 100 mil agricultores, e cerca de 70 por cento dos estabelecimentos rurais são familiares.
08/11/2013, 11h22 - ATUALIZADO EM 08/11/2013, 11h22
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00