Senadores sugerem criação de saída para o Pacífico para escoar produção — Rádio Senado

Senadores sugerem criação de saída para o Pacífico para escoar produção

LOC: SENADORES PEDEM MELHORIAS NA LOGISTICA DE ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO PAÍS E SUGEREM QUE SEJA CRIADA UMA SAÍDA PARA O PACÍFICO. 

LOC: PARA OSVALDO SOBRINHO, DO PTB DE MATO GROSSO, A MEDIDA TAMBÉM TRARIA UMA MAIOR INTEGRAÇÃO COM OS VIZINHOS NO CONTINENTE. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

(Repórter) O senador Osvaldo Sobrinho destacou que a região Centro-Oeste lidera o ranking mundial da produção e exportação de café, açúcar, etanol e suco de laranja, e tem o segundo maior faturamento com vendas externas do complexo da soja, que inclui grão, farelo e óleo. Em plenário, ele citou projeções do Ministério da Agricultura, segundo as quais até 2030, um terço dos produtos comercializados no mundo sairá do Brasil, por causa da crescente demanda por alimentos na Ásia, particularmente na China. O senador do PTB matogrossense destacou a necessidade de tornar mais rápida a chegada dos produtos de exportação aos portos, tanto de origem quanto de destino. 

(Osvaldo Sobrinho) O que não podemos é continuar saindo com uma carga de 30 toneladas de Mato Grosso a 2.400 quilômetros do porto de Santos, ou qualquer porto no sul do país, levando um caminhão de 30 toneladas, indo e vindo, gastando asfalto, pneu, gastando tudo que pode pensar num transporte praticamente que não tem sentido para o Brasil moderno de hoje. 

(Repórter) Osvaldo Sobrinho atribui a precariedade de infraestrutura ao que chama de “morosidade burocrática”. E disse que o escoamento da produção no pacífico reduziria em quase dois terços os custos com tarifas portuárias 

(Osvaldo Sobrinho) a utilização do oceano pacífico como alternativa para abastecer esse mercado emergente demonstra de inegável conveniência e oportunidade, não só pela expansão da demanda asiática, mas também pela importância em fortalecer parcerias e garantir o regimento regional integrado dos países da America do sul. 

(Repórter) Cacildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, também pediu mais agilidade nos projetos de infraestrutura de transporte agrícola 

(Casildo Maldaner) está engavetado, tem que abrir as gavetas, precisamos respirar, desenvolver...e eu vejo que não é só o mato grosso, o Brasil inteiro aguarda por isso, 

(Repórter) Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, o setor agrícola expandiu 17 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a maior expansão desde 1996.
06/11/2013, 07h17 - ATUALIZADO EM 06/11/2013, 07h17
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00