Comissão aprova mais dinheiro do pré-sal para educação e saúde — Rádio Senado

Comissão aprova mais dinheiro do pré-sal para educação e saúde

LOC: A COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA MAIS DINHEIRO DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE DAS CRIANÇAS QUE SÃO ATENDIDAS PELO SETOR PÚBLICO.
 
LOC: O PROJETO DESTINA A TOTALIDADE DOS BÔNUS DE ASSINATURA PARA ESTES SETORES, DINHEIRO QUE CHEGOU A 15 BILHÕES DE DÓLARES NO RECENTE LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Segundo dados da OCDE, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o investimento médio em cada aluno nos Ensinos Fundamental e Médio no Brasil é de 2 mil e 600 dólares por ano, contra 8 mil dólares por ano nos países membros da OCDE. Já no Ensino Superior o Brasil investe 12 mil e 300 dólares por ano em cada estudante, contra 14 mil e 600 que é a média da OCDE. Ou seja, a grande diferença de nosso país em relação aos mais ricos do mundo está no Ensino Básico e não no Superior. Também em relação à saúde infantil o Brasil vai muito mal. De acordo com dados oficiais da ONU o Brasil é o 97º. do mundo quando o assunto é a mortalidade infantil, com um índice de 16,7 crianças a cada 1.000 que falecem com menos de 1 ano de idade. Na China, país com o menor índice do mundo, morrem apenas 1,89 criança a cada mil. É por causa desta situação que a Comissão de Infra-Estrutura aprovou o projeto dos senadores Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo e Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, que destina para a educação básica e para a saúde infantil do setor público a totalidade dos Bônus de Assinatura em todos os contratos do Pré-sal. No recente leilão do Campo de Libra por exemplo o Bônus de Assinatura chegou a 15 bilhões de reais, dinheiro que no entender do relator, senador Inácio Arruda do PC do B do Ceará, será bem melhor investido se for para a saúde e educação das crianças mais pobres.
 
(Inácio Arruda): Houve um debate muito intenso na mídia brasileira dizendo que este dinheiro vai pra sustentar o superávit primário. Seria uma indecência que nós fizéssemos Bônus de Assinatura de Leilão só pra sustentar superávit primário. 

(Repórter) Ainda segundo Inácio Arruda, a destinação também de parte dos recursos dos Bônus de Assinatura servirá para que o Brasil atinja a meta de 10% do PIB na educação, que está prevista no PNE ainda em discussão pelo Senado.
30/10/2013, 11h37 - ATUALIZADO EM 30/10/2013, 11h37
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00