Comissão vai recorrer ao advogado de Snowden para ouvi-lo por teleconferência — Rádio Senado

Comissão vai recorrer ao advogado de Snowden para ouvi-lo por teleconferência

LOC: A CPI DA ESPIONAGEM VAI RECORRER AO ADVOGADO DE EX-AGENTE SECRETO NORTE-AMERICANO PARA OUVI-LO POR TELECONFERÊNCIA. 

LOC: MAS O RELATOR DESTACOU QUE A COMISSÃO NÃO VAI PARALISAR AS INVESTIGAÇÕES SEM ESSE DEPOIMENTO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O relator da CPI da Espionagem, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, já se reuniu com o embaixador da Rússia no Brasil para negociar o depoimento do ex-agente de serviço secreto Edward Snowden. Responsável pelas denúncias de que os Estados Unidos monitoram autoridades, empresários e cidadãos de diversos países, inclusive, brasileiros, o norte-americano está asilado em Moscou. Segundo Ferraço, o embaixador vai entrar em contato com o governo russo para levar o pedido da CPI de ouvir Snowden por meio de uma teleconferência. O relator da Comissão vai entrar em contato com o advogado de Snowden para também tratar do depoimento. 

(Ferraço1) Estamos buscando o que é necessário, que é ouvir a fonte primária, que é o Snowden, que fez a denúncias. Nos disse o embaixador, mesmo tendo que ouvir o governo, que se o Snowden quiser falar que é uma decisão pessoal do Snowden. Vamos inclusive enviar um email para o seu advogado manifestando diretamente ao Snowden o interesse do Senado em ouvi-lo através de uma telefeconferência, que pode facilitar muito uma oitiva. REP: Ricardo Ferraço ressaltou que o depoimento de Snowden pode esclarecer como foi feita a espionagem e quem de fato foi monitorado no Brasil. Mas avisou que uma eventual negativa de Snowden não inviabiliza os trabalhos da CPI. 

(Ferraço2) A Comissão trabalha em mais de uma direção, ela trabalha para apurar tudo isso, mas também para fazer um profundo exame, diagnóstico de como o estado brasileiro está se preparando, ou está preparado ou precisa se preparar para conviver com essa guerra cibernética. Estamos fazendo um estudo aprofundado da nossa situação. Estamos também analisando o que outros países da dimensão do nosso estão fazendo. 

REP: Na sessão de terça-feira, a CPI da Espionagem vai ouvir o especialista em segurança de rede, Paulo Pagliusi, e o ex-secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, Marcelo Itagiba.
18/10/2013, 01h28 - ATUALIZADO EM 18/10/2013, 01h28
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00