CPI da Espionagem vai ouvir nesta terça diretores da PF, Anatel e Abin — Rádio Senado

CPI da Espionagem vai ouvir nesta terça diretores da PF, Anatel e Abin

LOC: A CPI DA ESPIONAGEM OUVE NA TERÇA-FEIRA OS DIRETORES DA POLÍCIA FEDERAL, ANATEL E AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA.

LOC: OS INTEGRANTES QUEREM SABER SE EMPRESAS BRASILEIRAS ESTÃO AJUDANDO OS ESTADOS UNIDOS A MONITORAREM AUOTRIDADES, EMPRESAS E CIDADÃOS BRASILEIROS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A presidente da CPI da Espionagem, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, espera que o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, esclareça se há ou não envolvimento de empresas brasileiras de telefonia no monitoramento feito pelos Estados Unidos de autoridades, empresas e cidadãos. 

(Grazziotin) Vamos querer ouvir a Anatel a respeito disso. Mas falar também do que ela vem fazendo desde que as denúncias vieram a público. A última denúncia em relação ao Ministério de Minas e Energia tem muitos números de telefone. O próprio Glenn comentou que há muitos e eles não querem divulgar tudo. Mas em todas as matérias que vieram à tona tem uma gama imensa de telefonemas. 

REP: Ainda na audiência desta terça-feira, a CPI vai ouvir o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, e o diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Wilson Trezza. O relator da Comissão, senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo, destacou que o colegiado não vai se limitar a investigar as denúncias de espionagem, mas propor soluções que garantam a inviolabilidade das comunicações dos brasileiros. 

(Ferraço) Estamos aprofundando uma pesquisa para analisarmos como nosso País está se preparando ou deveria estar se preparando para conviver neste ambiente global de espionagem cibernética. Estamos olhando o mundo a fora e vendo o que países estão fazendo e aquilo que nós estamos ou não fazendo para ampliarmos o nível de proteção e sigilo. 

REP: A CPI da Espionagem deverá ouvir na próxima semana os representantes das empresas de telefonia e da internet, além do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Também já foi convidado o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito.
14/10/2013, 01h39 - ATUALIZADO EM 14/10/2013, 01h39
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00