Senado aprova criação do Programa Fronteira Agrícola Norte — Rádio Senado

Senado aprova criação do Programa Fronteira Agrícola Norte

LOC: O SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DO PROGRAMA FRONTEIRA AGRÍCOLA NORTE, QUE VAI INCLUIR MUNICÍPIOS DOS ESTADOS SITUADOS NO EXTREMO NORTE DO PAÍS. 

LOC: PARA O AUTOR DO PROJETO, SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI, DO PTB DE RORAIMA, PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DESSA ÁREA É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL. OS DETALHES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Farão parte do novo programa Fronteira Agrícola Norte os municípios do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre, localizados em área até 150 quilômetros ao longo da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, Suriname, República da Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. O objetivo é fixar o homem no campo e desestimular o êxodo rural; garantir a esses municípios a infra-estrutura que agregue valor à produção dos pequenos e médios agricultores. A expectativa também é promover o fortalecimento da agricultura familiar pelo estímulo ao cooperativismo e à integração ao mercado brasileiro e inserção no mercado internacional. Para o senador Mozarildo Cavalcanti, autor do projeto, é preciso estabelecer modelos de desenvolvimento sustentável adequado às características naturais e às potencialidades da região. O senador do PTB de Roraima disse que o Norte do Brasil é quase sempre esquecido pelas políticas públicas de desenvolvimento, apesar do potencial econômico. Mozarildo Cavalcanti lembra que os municípios dos Estados do Norte detêm quase 70% das fronteiras secas do Brasil. 

(MOZARILDO) Esses Estados vão, portanto, obter incentivos, já que, toda a coordenação é feita pelos órgãos federais, mas em articulação com os Governos estaduais e municipais. Então, vamos ter condições de, de fato, dar oportunidade aos habitantes daquela faixa extensa ... é mais uma iniciativa que tem o objetivo de eliminar as desigualdades regionais.

(REPÓRTER) A execução do Programa será feita mediante convênios entre o Poder Executivo, os Estados e os Municípios. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
09/10/2013, 06h35 - ATUALIZADO EM 09/10/2013, 06h35
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00