Jornalista que denunciou espionagem dos EUA no Brasil será ouvido hoje — Rádio Senado

Jornalista que denunciou espionagem dos EUA no Brasil será ouvido hoje

LOC: A CPI DA ESPIONAGEM OUVE HOJE O JORNALISTA QUE PUBLICOU AS DENÚNCIAS DE MONITORAMENTO POR PARTE DOS ESTADOS UNIDOS. 

LOC: A PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPERA NOVAS REVELAÇÕES SOBRE A PRÁTICA QUE ENVOLVE TAMBÉM O CANADÁ. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Na audiência da tarde desta quarta-feira, os integrantes da CPI da Espionagem esperam que o jornalista Glenn Greenwald apresente novas denúncias relacionadas à espionagem a autoridades, empresas e cidadãos brasileiros por parte dos Estados Unidos. Ele foi o responsável por publicar a entrevista com o ex-agente norte-americano Edward Snowden, que revelou o esquema de monitoramento dos Estados Unidos. No último domingo, Greenwald revelou que o Canadá também participou da espionagem ao Brasil. O relator da CPI, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, espera que o jornalista possa detalhar as denúncias. 

(Ferraço) Estaremos ouvindo o correspondente do The Guardian, o jornalista Greenwald, que é a pessoa que tem apresentado as denúncias do Snowden. Essa será uma oportunidade também para que possamos aprofundar as denúncias que foram apresentadas e que causaram tanta indignação à população brasileira. 

REP: Já a presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, disse que a expectativa é de que Greenwald possa trazer novas denúncias. 

(Vanessa) Seria muito importante que ele revelasse alguns fatos novos aqui. Acho que em relação ao que foi divulgado, acho que ele pode aprofundar mais. Acho que pode aprofundar mais na questão do Canadá ou dos Estados Unidos. Acho que podemos avançar um pouco sim. 

REP: Ainda na audiência desta quarta-feira, a CPI da Espionagem deverá tomar o depoimento do companheiro de Glenn Greenwald, o brasileiro David Miranda. Ele foi detido no aeroporto de Londres, Heathrow, em meados de agosto para interrogatório de nove horas. David teve o computador apreendido pelas autoridades inglesas.
09/10/2013, 01h01 - ATUALIZADO EM 09/10/2013, 01h01
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00