Glenn Greenwald afirma que EUA espionam para obter vantagens econômicas — Rádio Senado

Glenn Greenwald afirma que EUA espionam para obter vantagens econômicas

LOC: RELATOR DA CPI DA ESPIONAGEM PEDIRÁ AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO RUSSO PARA OUVIR EX-AGENTE NORTE-AMERICANO. 

LOC: EM DEPOIMENTO À COMISSÃO, JORNALISTA DIZ QUE MONITORAMENTO DOS ESTADOS UNIDOS TEM INTERESSES ECONÔMICOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O jornalista norte-americano Glenn Greenwald disse que já revelou o que sabia sobre o Brasil. Ele ironizou a Casa Branca, que afirma que a vigilância é para combater o terrorismo, ao questionar o monitoramento do Ministério de Minas e Energia, que, segundo o governo norte-americano, tem um sistema de informação parecido com o da Al Qaeda. Ele destacou que os Estados Unidos ao lado de parceiros, como o Canadá, fazem espionagem econômica. E alertou que o método de grampo intercepta os sistemas mais seguros do mundo. 

(Glenn) O sistema de espionagem dos Estados Unidos é o sistema mais forte do mundo. É muito difícil. O NSA não está brincando e nem fazendo espionagem contra a Petrobras por nada. 

REPÓRTER: O companheiro de Glenn, o brasileiro David Miranda, que foi detido em Londres, disse que o jornalista não pode repassar para a CPI os documentos entregues pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden. 

(David) Esse pedido é inviável, primeiro porque são documentos muitos sensíveis e têm informações de muitos países, não só o Brasil. Então a gente vai estar entregando documentos dos EUA ao governo de um outro país. Isso vai ser traição e ele nunca mais vai poder voltar ao país dele. Outro ponto é que a gente faz todas as análises, todos os dias que ele faz, e as publicações vem vindo. 

REPÓRTER: Diante da negativa, o relator da CPI, senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo, defendeu uma teleconferência para ouvir Snowden. Para isso, pedirá autorização da Rússia, onde ele está asilado. 

(Ferraço) O que ele nos disse é que somente o Snowden tem esse nível de informação. A partir daí, vamos solicitar a missão diplomática em Brasília da Rússia que possamos fazer uma teleconferência com o Snowden. Através dessa teleconferência teremos acesso à fonte primária, o Snowden, para que possamos ter respostas para todos esses questionamentos. 

REPÓRTER: A CPI solicitou ao Ministério das Relações Exteriores que acompanhe o processo aberto contra David Miranda na Inglaterra em retaliação às denúncias do companheiro dele.
09/10/2013, 07h46 - ATUALIZADO EM 09/10/2013, 07h46
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00