Presidente do Senado argentino propõe colegiado Brasil-Argentina — Rádio Senado

Presidente do Senado argentino propõe colegiado Brasil-Argentina

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DA ARGENTINA DEFENDE A CRIAÇÃO DE UM COLEGIADO COM A PARTICIPAÇÃO DE PARLAMENTARES DOS DOIS PAÍSES. 

LOC: RENAN CALHEIROS DIZ QUE AMBOS PARLAMENTOS PODEM TRABALHAR EM PARCERIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, recebeu nessa sexta-feira a visita do presidente do Senado da Argentina, Amado Boudou. Os dois destacaram a relação de amizade e cooperação entre os dois países. O chefe do Legislativo argentino, que também é vice-presidente da República, sugeriu a criação de uma comissão permanente de deputados e senadores do Brasil e da Argentina para discutirem temas relacionados aos governos de ambas nações. 

(Boudou) Estamos trabalhando numa proposta de criar uma comissão permanente binacional e bicameral entre Argentina e Brasil com senadores e deputados de ambos países para de maneira permanente nos comunicarmos e reunirmos para dar andamento às políticas públicas decididas pelas líderes dos nossos países. E também para podermos acompanhá-las com um trabalho legislativo à altura das necessidades desses temas. 

REPÓRTER: Já Renan Calheiros defendeu uma integração dos parlamentos da América do Sul. Ele lembrou que ainda não foi resolvido o impasse sobre a eleição dos representantes do Brasil e da Argentina para o Parlamento do Mercosul. O Congresso Nacional brasileiro ainda vai decidir se os 37 parlamentares serão eleitos pela população para um mandato exclusivo de quatro anos ou se serão indicados. 

(Renan) Conversamos sobre a necessidade de retomarmos uma agenda para agilizar os passos também para a integração. O Parlasul, estamos com dificuldades para aprovar a representação do Brasil no Parlasul. Aliás, esse cenário igual na própria Argentina. Mas, para além disso, temos como construir outras convergências. 

REPÓRTER: Os senadores José Sarney do PDMB do Amapá, Jorge Viana do PT do Acre e Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal também participaram do encontro.
04/10/2013, 04h28 - ATUALIZADO EM 04/10/2013, 04h28
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00