Comissão mista aprova relatório da MP do Mais Médicos — Rádio Senado

Comissão mista aprova relatório da MP do Mais Médicos

LOC: COMISSÃO MISTA APROVA RELATÓRIO DA MP MAIS MÉDICOS E DERRUBA DESTAQUES QUE PODERIAM MUDAR O TEXTO. 

LOC: MATÉRIA AGORA VAI À CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA, DEPOIS, SER VOTADA EM DEFINITIVO PELO SENADO. O REPÓRTER NILO BAIRROS TEM OUTRAS INFORMAÇÕES:  

TÉC: De acordo com o texto aprovado, os médicos contratados pelo governo não poderão fazer o Revalida antes de quatro anos, prazo máximo de participação no Programa Mais Médicos. O Revalida é o exame que pode garantir ao profissional o registro definitivo para atuar no Brasil. O objetivo da restrição é garantir que esses médicos permaneçam no atendimento a pacientes no interior do país. Também ficou definido que os registros provisórios dos integrantes do Programa formados no exterior podem ser concedidos pelo Ministério da Saúde, e não só pelos Conselhos de Medicina. Outra novidade é a criação de um fórum nacional do setor, que, além de outras entidades ligadas à saúde, será integrado por órgãos ligados aos ministérios da Saúde e da Educação. O texto confirma ainda a criação de uma residência médica em atenção básica e medicina familiar. A oposição apresentou sugestões de mudança no texto, que acabaram derrubadas na Comissão. Entre as críticas ao Programa, esses parlamentares apontaram a falta de um filtro sobre os profissionais formados no exterior. O deputado Mandetta, do Democratas de Mato Grosso do Sul, afirmou que só na Bolívia há mais de 22 mil brasileiros cursando medicina e que a falta de qualidade na formação vai trazer sérios problemas ao Brasil: 

(Mandetta) O Brasil será o paraíso de todos aqueles que quiserem fazer uma aventura tropical, uma brincadeira de médico, e ao brincar de médico, as vítimas, os seqüelados, aqueles que terão suas lápides pintadas na porta do palácio do planalto, irão lembrar dos senhores e irão aguardá-los na vida eterna para lhes dar boas vindas. 

Repórter: O senador José Pimentel, do PT do Ceará, rebateu as críticas: 

(Pimentel) Cada médico intercambista ao chegar ao Brasil tem um período em que ele fica na universidade, em seguida ele tem uma prova, em que precisa tirar uma nota mínima. Além disso ele tem um tutor e tem todo um acompanhamento. E é bom registrar que esse médico é para o programa Saúde da família, é um atendimento mais simples, não tem toda essa complexidade que aqui se levanta. 

Repórter: Cada um dos médicos contratados vai receber 10 mil reais por mês para uma jornada de 40 horas semanais. Para que não haja interrupção no Programa Mais Médicos, já em funcionamento, a MP precisa ser votada pelas duas casas do Congresso até o dia cinco de novembro.
01/10/2013, 06h13 - ATUALIZADO EM 01/10/2013, 06h13
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00