Comissão vai votar MP do Mais Médicos na próxima semana — Rádio Senado

Comissão vai votar MP do Mais Médicos na próxima semana

LOC: A COMISSÃO MISTA QUE ANALISA A EMEPÊ MAIS MÉDICOS DECIDIU VOTAR O TEXTO FINAL NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA.  

LOC: O ACORDO DE PROCEDIMENTOS FOI FIRMADO NESTA QUARTA-FEIRA, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Senadores e deputados da Comissão se reuniram duas vezes nesta quarta. Pela manhã, num encontro informal, o relator da matéria, deputado Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, admitiu que houve avanços que mudaram o relatório já lido na Comissão. À tarde, na reunião do colegiado, os parlamentares definiram um acordo de procedimentos. Ficou decidido que a Comissão volta a se reunir às 11 e meia da manhã da próxima terça-feira. Até as três da tarde, a idéia é discutir a matéria, e a partir daí os parlamentares devem votar o texto do relator e, na seqüência, um máximo de dez destaques a serem apresentados pelos partidos. Mesmo preocupado com a possibilidade de obstrução dos trabalhos por parte da oposição, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, elogiou o acordo, que, segundo ele, pode trazer convergência ao texto final da MP: 

(Humberto Costa)  Esse é um tema extremamente polêmico, mas ao mesmo tempo é extremamente importante, e quanto mais a gente puder se aproximar de um pensamento assemelhado, eu acho que, melhor. 

(Repórter) O Programa Mais Médicos, já em funcionamento por conta da edição da medida provisória, autoriza a contratação de médicos formados no Brasil ou no exterior para o atendimento em localidades onde falta esse tipo de profissional. A Comissão mista estuda mudanças no texto para, entre outras coisas, estipular um prazo de cinco anos para que o governo dê estrutura física adequada a essas unidades de atendimento. Outra questão a ser resolvida é a quem cabe o registro dos médicos estrangeiros participantes do programa, se aos conselhos de médicos ou ao Ministério da Saúde. Também estão em análise novos critérios para a criação de cursos de medicina no país. Depois de passar pela Comissão, a emepê, que vence no dia cinco de novembro, precisa de aprovação nos plenários das duas casas do Congresso.
25/09/2013, 06h29 - ATUALIZADO EM 25/09/2013, 06h29
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00