Comissão debate situação dos brasileiros vítimas de agrotóxicos — Rádio Senado

Comissão debate situação dos brasileiros vítimas de agrotóxicos

LOC: O BRASIL É CONSIDERADO O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICOS NO MUNDO. O USO EXAGERADO PREJUDICA O MEIO AMBIENTE E CONTAMINA CIDADES INTEIRAS.
 
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA A SITUAÇÃO DOS BRASILEIROS VÍTIMAS DE CONTAMINAÇÃO E IGNORADOS PELO ESTADO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Vinte por cento da produção mundial de agrotóxicos é consumida por produtores rurais brasileiros. O consumo chega a um milhão de toneladas. Entre os pesticidas e herbicidas vendidos livremente no Brasil estão substâncias que já foram banidas a muitos anos de países como Estados Unidos, Japão e China. Os participantes da audiência pública pediram a ajuda do Senado Federal para apoiar os brasileiros contaminados pelo uso irresponsável dos agrotóxicos na produção extensiva de milho e algodão para o mercado internacional. No município goiano de Rio Verde, um avião que pulverizava uma lavoura jogou veneno sobre uma escola e atingiu mais de oitocentos estudantes e professores em maio deste ano. Para o coordenador nacional da campanha contra agrotóxicos e pela vida, Cleber Folgado, a ação criminosa é corriqueira em diversas regiões brasileiras.

(Cleber Folgado) Em relação ao ocorrido em rio verde é preciso que a gente tenha claro que não foi um acidente, foi um crime cometido, e o pior é que isso não é um caso isolado.
 
(Repórter) O procurador da República do município de Rio Verde, Wilson Assis, destacou que o país não dá atenção às conseqüências do agronegócio.
 
(Wilson Assis) Não tem tido espaço institucional nas instancias políticas do pais a respeito da dignidade humana no campo. Como que deve ser morar ao lado de uma lavoura onde se faz uso intensivo do agrotóxico? O grande produtor rural, ele não mora lá.

(Repórter) O representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e professor da UnB, Fernando Carneiro, alertou que a pulverização aérea de agrotóxicos não é segura e pediu que o Congresso crie leis para proibir a prática.
 
(Fernando Carneiro) Vai pras nascentes vão pras florestas vão pras cidades escola,s que segurança é isso. Na Europa já está proibida a pulverização aérea de agrotóxico e é uma recomendação da abrasco que o congresso nacional proíba também a pulverização aérea de agrotóxicos.

(Repórter) A senadora Ana Rita, presidente da comissão, vai pedir mais empenho do Ministério da Saúde na questão.
 
(Ana Rita) Para que a partir dessa audiência possamos definir outros encaminhamentos do ministério da saúde, pra saber como o ministério da saúde pode colaborar mais e se inserir mais nesse processo.

(Repórter) Como resultado da audiência pública, a CDH vai propor uma diligencia à cidade de Rio Verde em conjunto com a CAS e a Comissão de Agricultura. Os senadores também estudam a possibilidade de pedir a instalação de uma CPI mista para investigar a liberação e uso de agrotóxicos no Brasil. A data da diligência e da reunião com o ministro da saúde ainda não foi definida.
19/09/2013, 03h09 - ATUALIZADO EM 19/09/2013, 03h09
Duração de áudio: 02:55
Ao vivo
00:0000:00