Comissões analisarão denúncias de que Petrobras teria sido espionada — Rádio Senado

Comissões analisarão denúncias de que Petrobras teria sido espionada

LOC: AS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE RELAÇÕES EXTERIORES DEVEM DISCUTIR NESTA TERÇA-FEIRA DENÚNCIAS DE QUE A PETROBRAS TERIA SIDO ESPIONADA PELOS ESTADOS UNIDOS. 

LOC: SENADORES QUEREM SABER DA DIRETORA-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, MAGDA CHAMBRIARD, O QUE VAI ACONTECER COM O LEILÃO DO PRIMEIRO CAMPO DO PRÉ-SAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, anunciou para o dia 21 de outubro o leilão do campo de Libra, o primeiro do pré-sal. A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, estima que Libra seja capaz de produzir entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo, o que torna o campo uma oportunidade única no mundo. Mas para o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, as denúncias de que a Petrobras teria sido espionada pelo governo norte-americano levantam dúvidas sobre o leilão. Que Randolfe espera serem respondidas na audiência pública com a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard. 

(RANDOLFE): Se faz urgente essa audiência pública. O próximo, o mais recente leilão do campo de libra, a ser realizado pela ANP, no dia 21 de outubro, no nosso entender, está claramente contaminado pela clara e notória espionagem praticada pelo governo dos EUA, através de sua agência de espionagem, a NSA. 

(REPÓRTER): A audiência está marcada para a manhã desta terça-feira e vai reunir as comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, anunciou que vai pedir a suspensão do leilão do campo de Libra. Requião disse que a invasão dos arquivos e comunicações da Petrobras agride a soberania nacional e compromete irremediavelmente a realização do leilão.
13/09/2013, 12h54 - ATUALIZADO EM 13/09/2013, 12h54
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00