CRE faz apelo contra intervenção militar na Síria sem aval da ONU — Rádio Senado

CRE faz apelo contra intervenção militar na Síria sem aval da ONU

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO BRASILEIRO FEZ UM APELO NESTA QUINTA-FEIRA CONTRA A INTERVENÇÃO NORTE-AMERICANA NA SÍRIA SEM A AUTORIZAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU. 

LOC: POR UNANIMIDADE, OS SENADORES BRASILEIROS REPUDIARAM A AÇÃO AUTORIZADA PELO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS. REPÓRTER SERGIO VIEIRA.  

TÉC: A determinação do governo americano de punir a Síria com uma intervenção militar em virtude de um ataque por armas químicas ocorrido em Damasco em 21 de agosto, não deve acontecer sem a expressa autorização do Conselho de Segurança da ONU. Esta foi a posição unânime defendida pelos integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado na reunião desta quinta-feira, como destaca o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, ao ler o documento. 

(EDUARDO SUPLICY): Constatando que na realidade as intervenções militares unilaterais tendem a agravar conflitos pré-existentes e o que é mais grave, aumentar o número de vítimas. Enfatizando que a opinião pública norte-americana é contrária à intervenção unilateral na Síria; por último apelamos a todos os chefes de Estado presentes à reunião do G-20 a que se posicionem favoravelmente à solução negociada. 

(REPÓRTER): O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, lembrou que a oposição ao eventual ataque americano à Síria vem crescendo em todo o mundo. Ele afirmou que, em caso de confronto, irá se unir ao movimento internacional que pede à Fundação Nobel que retire o Prêmio da Paz concedido ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama. 

(PEDRO SIMON): O Conselho da ONU até agora é contra a intervenção. A Assembléia Geral é contra a intervenção. As pesquisas de opinião pública dizem que 65% dos americanos são contra a intervenção, e ele diz que vai intervir, é um absurdo. Se ele lançar os projetos do que ele está fazendo, eu vou pedir pra devolver o Premio Nobel dele, pra retirarem. Nós não podemos aceitar esta posição do Obama e dos Estados Unidos de ser o dono do mundo, que se dane a ONU, que se dane o Conselho de Segurança, que se dane todo mundo. 

(REPÓRTER): O apelo feito pela CRE será enviado à presidente Dilma Rousseff e ao embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon. A Comissão também aprovou o projeto do senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, que estimula a venda de produtos brasileiros no exterior, por meio da isenção de impostos.
05/09/2013, 01h08 - ATUALIZADO EM 05/09/2013, 01h08
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00