Projeto prevê residência pedagógica para professores — Rádio Senado

Projeto prevê residência pedagógica para professores

LOC: O PROJETO QUE CRIA UMA ESPÉCIE DE RESIDÊNCIA AOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FOI DEBATIDO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.

LOC: NO ENCONTRO, NESTA QUARTA-FEIRA, ESPECIALISTAS NA ÁREA EDUCIONAL PROPUSERAM MUDANÇAS NO TEXTO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

TÉC: O projeto apresentado pelo senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, prevê que os professores recém-formados para dar aulas na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental poderiam passar por uma residência pedagógica, a exemplo da residência médica. Por oitocentas horas, esses futuros professores se aperfeiçoariam no exercício da profissão, antes de assumir a sala de aula. No debate na Comissão de Educação, os especialistas apresentaram algumas sugestões à proposta. O representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, lembrou que há no país um milhão e trezentos mil estudantes matriculados em cursos de licenciatura. Por isso, é preciso definir quem seria responsável por oferecer essa residência.

(Rodolfo Pinto da Luz): Eu entendo que seriam as universidades, que já têm dificuldade, principalmente na parte de estágios a na prática dos cursos de licenciatura.

(Repórter): A diretora de Apoio à Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, Yvelise Arco Verde, ponderou para o risco de esses residentes substituírem os professores.

(Yvelise Arco Verde): e o nível de absenteísmo das nossas escolas, dos professores é muito alto. E o risco desses graduandos ou até de nível médio, substituir professores lá na ponta é muito grave.

(Repórter): Em função dessas e de outras observações, o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, sugeriu o adiamento da votação da proposta na Comissão de Educação.

(Randolfe Rodrigues): Diante desses questionamentos não seja possível nós votarmos essa matéria já na semana que vem. Segundo, eu queria aqui apresentar uma sugestão à Comissão e aos expositores. Seria importante recebermos sugestões de propostas concretas de aperfeiçoamento dessa matéria.

(Repórter): O projeto prevê ainda que a residência não seria obrigatória, mas os que optassem por fazê-la receberiam uma bolsa de estudo.
28/08/2013, 05h12 - ATUALIZADO EM 28/08/2013, 05h12
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00