CI e CAE debatem primeira rodada de leilões do pré-sal — Rádio Senado

CI e CAE debatem primeira rodada de leilões do pré-sal

LOC: AS COMISSÕES DE INFRAESTRUTURA E DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DISCUTIRAM NESTA MANHÃ A PRIMEIRA RODADA DE LEILÕES DO PRÉ-SAL. 

LOC: A DIRETORA GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, MAGDA CHAMBRIARD, DISSE QUE A ÁREA A SER OFERTADA NO LEILÃO DE 21 DE OUTUBRO É EXCEPCIONAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O primeiro leilão do pré-sal, marcado para o dia 21 de outubro, vai contemplar o poço de Libra. E de acordo com Magda Chambriard, a área tem um prognóstico de 8 a 12 bilhões de barris de reserva, bem superior aos 5 bilhões estimados anteriormente. 

(MAGDA): É isso que estamos licitando. uma área que tá bem definida, que tem dado atualizado, tem uma sísmica boa, moderna, poço perfurado, poço testado, óleo analisado. E a gente sabe, levamos esse óleo pro laboratório da ANP, nós sabemos exatamente quanto vale esse óleo no mercado. Portanto todos esses dados levam a condição de: O Brasil está oferecendo uma coisa única no mundo. 

(REP): Ainda segundo a diretora-geral da ANP, o pré-sal já é uma realidade, tendo vários poços entre os de maior produção atualmente. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, entretanto, quis saber se a mudança do regime de exploração – o petróleo, que antes era de propriedade dos concessionários passou a ser do governo - atrapalhou os investimentos no setor. 

(FLEXA): A mudança do sistema de concessão pra partilha, se isso trouxe algum benefício para o País ou se veio atrasar efetivamente os leilões da Petrobras para que pudéssemos avançar. Sabemos que a cada ano estamos diminuindo a produção, não estamos avançando na produção de petróleo como deveríamos avançar, até por falta dos leilões que voltarão a ocorrer agora. 

(REP): Magda Chambriard disse que, como diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, não poderia dar uma opinião sobre a mudança. Cabe à agência dar as informações de que o mercado e os agentes públicos precisam para tomar as decisões. 

LOC: APÓS O DEBATE COM MAGDA CHAMBRIARD, OS SENADORES DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVARAM A INDICAÇÃO DE WALDYR MARTINS PARA A DIRETORIA DA ANP.

LOC: WALDYR É SERVIDOR EFETIVO DA AGÊNCIA DESDE 2005. O NOME AINDA PRECISA SER VOTADO NO PLENÁRIO DO SENADO.
28/08/2013, 12h43 - ATUALIZADO EM 28/08/2013, 12h43
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00