CDH discute situação da educação para pessoas com deficiência no PNE — Rádio Senado

CDH discute situação da educação para pessoas com deficiência no PNE

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU EM UMA AUDIÊNCIA PUBLICA A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, O PNE.

LOC: O DOCUMENTO QUE DEFINE AS METAS A SEREM ALCANÇADAS PELA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS ESTÁ EM ANÁLISE NO SENADO E AGUARDA VOTAÇÃO NA CCJ. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

TÉC.: Representantes de entidades que atendem crianças jovens e adultos com deficiências visuais, auditivas e intelectuais, como a APAE, querem que o texto do Plano Nacional da Educação respeite o direito das famílias escolherem se querem seus filhos na escola regular ou na escola especial. A senadora Ana Rita, presidente da Comissão de Direitos Humanos, afirmou que o objetivo da reunião foi explicar a situação para a sociedade brasileira e buscar o diálogo com o Governo Federal.

(Ana Rita) ///eu queria entender isso e porque o governo tem dificuldade de aceitar a palavra preferencial. Nós temos que esclarecer isso aqui hoje porque o plano nacional de educação está pra ser votado agora.//

(Repórter): segundo a representante do Ministério da Educação, Martinha Clarete, o texto aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos tinha o aval de outras instituições do setor. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do pedido de audiência, afirmou que vai procurar junto com os participantes da reunião discutir o tema com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante.

(Paulo Paim): /// Eu acho que nessa causa não tem que ter vencidos e vencedores, mas sim garantir que as pessoas com deficiências tenham a educação inclusiva e nos casos especiais as situações especiais tenham seus espaços também que as APAES muito bem representam.///

(Repórter): A reunião das entidades e dos senadores da CDH com o Ministro da Educação ficou acertada para o dia 20 de agosto.
15/08/2013, 01h59 - ATUALIZADO EM 15/08/2013, 01h59
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00