Escolas deverão providenciar armários para estudantes — Rádio Senado

Escolas deverão providenciar armários para estudantes

LOC: AS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DEVERÃO PROVIDENCIAR ARMÁRIOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 

LOC: ISSO PARA EVITAR QUE ELES CARREGUEM MOCHILAS COM PESO EXCESSIVO. A PROPOSTA FOI APROVADA NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A Sociedade Brasileira de Ortopedia prevê que mais da metade dos problemas de coluna enfrentados pelos adultos são resultado de excessos cometidos na infância e adolescência, como carregar mochilas escolares muito pesadas. Por isso, um projeto vindo da Câmara dos Deputados previa limite para o peso da mochila dos estudantes em quinze por cento do peso corporal. Um aluno de 60 quilos, por exemplo, deveria carregar uma bolsa de no máximo 9 quilos. No Senado, o projeto ganhou nova redação da senadora Ângela Portela, do PT de Roraima. Pelo projeto, as escolas ficam obrigadas a oferecer armários para que os estudantes possam manter os livros e outros materiais sem ter que transportá-los diariamente nas mochilas. Para o senador Mozarildo Cavalcanti, que também é medico, a proposta vai ajudar a reduzir problemas ortopédicos no futuro. 

(Mozarildo Cavalcanti) Realmente é importante que haja a preocupação como excesso de peso e o pior ainda é que eles carregam em um ombro só. E você não pode criar regras rígidas pra crianças e adolescentes e o substitutivo da senadora Ângela corrige e vai no caminho pra solucionar esse problema. 

(Repórter) Além de fornecer os armários, o sistema de ensino básico deverá promover campanhas educativas para evitar que os alunos carreguem mochilas com peso superior a quinze por cento do seu peso corporal. Com a aprovação da Comissão de Educação o projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais.
06/08/2013, 07h07 - ATUALIZADO EM 06/08/2013, 07h07
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00