Cristovam quer incluir servidores do IBGE entre carreiras de Estado — Rádio Senado

Cristovam quer incluir servidores do IBGE entre carreiras de Estado

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE DEFENDEU A DERRUBADA DO VETO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF AO PROJETO QUE INCLUIA OS SERVIDORES DO IBGE ENTRE AS CARREIRAS DE ESTADO.

LOC: O VETO FOI PUBLICADO NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Entre as atividades do IBGE, estão a produção de estatísticas sobre a sociedade, obtidos nos censos populacionais, e a divulgação de índices de inflação, como o INPC e o IPCA. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE pediu a aprovação do projeto alegando que a medida funcionaria como uma “blindagem” contra as pressões políticas na divulgação de dados estatísticos e pesquisas de preços. O projeto passou pelo Senado em 2009 e foi confirmado pela Câmara dos Deputados no mês passado. O autor da proposta, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lamentou a decisão da presidente Dilma Rousseff e disse que vai trabalhar para derrubar o veto:

(CRISTOVAM BUARQUE): “Porque eu acompanhei a luta dos funcionários do IBGE. Muito triste porque é um projeto meu. Mas sobretudo, como brasileiro, eu fico triste porque o IBGE é uma entidade que não deve pertencer ao governo, deve ser do estado. Deve estar acima dos governos. Deve ter independência. E ao vetar, a presidenta se apropria do IBGE como uma coisa do governo, do governo dela e dos próximos, é verdade. E vou lutar para que derrubemos o veto.”

(Repórter): O governo justificou o veto dizendo que a proposta é inconstitucional. A alegação é a de que o projeto invade a competência que seria exclusiva da Presidente da República de propor leis que tratem de questões relativas a servidores públicos da União. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.
01/08/2013, 05h36 - ATUALIZADO EM 01/08/2013, 05h36
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00