Cadastro positivo passa a valer a partir de agosto — Rádio Senado

Cadastro positivo passa a valer a partir de agosto

LOC: A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA, DIA PRIMEIRO DE AGOSTO, COMEÇA A VALER O CADASTRO POSITIVO PARA OS CLIENTES DE BANCOS.  

LOC: E OS SENADORES ESPERAM QUE A MEDIDA REDUZA OS JUROS COBRADOS DOS BONS PAGADORES. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) O principal objetivo do cadastro positivo é possibilitar que as pessoas que mantêm as contas em dia possam conseguir taxas de juros menores nas operações de crédito. Quem for tomar um empréstimo pessoal, por exemplo, vai poder autorizar a instituição bancária a acessar os dados do cadastro positivo. Se for comprovado que o cliente é um bom pagador, ele terá a chance de negociar juros mais baratos. O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, espera a redução das taxas: 

(Delcídio do Amaral) O mérito do Cadastro Positivo é exatamente você trazer mais confiabilidade ao sistema financeiro e consequentemente baixar os juros. Espero que isso aconteça com os cartões de crédito também. 

(Repórter) O cadastro positivo foi aprovado pelo Senado em dezembro de 2010 e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2011. Mas a lei precisou ser regulamentada e foi dado um prazo para que começasse a valer. O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, lamentou a demora de quase três anos, mas elogiou a criação do cadastro positivo: 

(José Agripino) isso significa uma tomada de posição que dá sustentação à pratica de juros baixa porque os bancos com cadastro positivo vigorando, regulamentado por decreto, antes tarde do que nunca, vão poder baixar a taxa de juros que é o spread bancário para tomadores confiáveis. 

(Repórter) As pessoas físicas ou jurídicas interessadas em fazer parte do cadastro positivo terão que autorizar o registro e a visualização do histórico de compras e pagamentos. A ficha de permissão pode ser preenchida nas instituições especializadas em crédito, como bancos e financeiras. Só terão cadastro positivo os que estiverem sem pendências no Serviço de Proteção ao Crédito, Serasa e Banco Central. 
31/07/2013, 03h19 - ATUALIZADO EM 31/07/2013, 03h19
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00