Ex-presidente da Petrobras deve esclarecer compra de refinaria nos EUA — Rádio Senado

Ex-presidente da Petrobras deve esclarecer compra de refinaria nos EUA

LOC: O EX-PRESIDENTE DA PETROBRAS, JOSÉ SERGIO GABRIELLI, DEVE VIR AO SENADO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA PARA ESCLARECER A COMPRA DE UMA REFINARIA DESATIVADA NOS ESTADOS UNIDOS. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA SERÁ NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Os senadores querem esclarecimentos sobre a compra, em 2006, de uma refinaria em Pasadena, no estado americano do Texas por um bilhão e duzentos milhões de reais. Em dezembro de 2012, a revista Veja publicou reportagem com o título “1 bilhão pelo ralo” envolvendo o ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli e o ex-diretor internacional da empresa, Nestor Cerveró. O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, autor do pedido de audiência pública, disse que além do alto custo, a refinaria americana estava abandonada: 

(Ivo Cassol) Compraram uma refinaria obsoleta, uma refinaria que já estava abandonada pelo povo americano, a empresa comprou por 42 milhões. O Brasil foi lá, comprou 50% dela por US$ 360 milhões e fez um contrato fraudulento, sem-vergonha, vagabundo – me desculpem a expressão – e deixou uma brecha numa cláusula que o Brasil era obrigado a comprar o restante dessa empresa. E resultado final: pagou US$ 1,18 bilhão. O povo não aguenta mais desmandos.  

(Repórter) A operação está sob investigação do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público Federal, que analisa indícios de superfaturamento, evasão de divisas e peculato. A atual presidente da Petrobrás, Graça Foster, já falou sobre o caso à Câmara dos Deputados. Ela reconheceu que a Petrobrás não teria investido na refinaria caso tivesse as informações de que dispõe hoje. Segundo Graça Foster, a crise internacional de 2008 tornou o negócio desfavorável para a estatal brasileira.
30/07/2013, 03h18 - ATUALIZADO EM 30/07/2013, 03h18
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00